Défice do Serviço Nacional de Saúde agravou-se em 50%

  • ECO
  • 31 Dezembro 2016

Saldo da Saúde até novembro agravou-se 69 milhões de euros em relação ao mesmo mês de 2015, avança o Diário de Notícias.

O saldo do SNS em novembro era de 189 milhões de euros negativos, um aumento de 69 milhões de euros em relação ao período homólogo: mais 57% do que em novembro de 2015.

A notícia é avançada na edição desde sábado do Diário de Notícias (conteúdo pago), com base nos dados da Execução Orçamental.

Segundo o jornal, o aumento da despesa “deve-se aos gastos com pessoal que resultaram da reposição salarial, da passagem às 35 horas semanais para os profissionais que estão com contrato em funções públicas e de mais contratações. Os custos com fornecimentos e serviços externos também cresceram”.

Dívida dos hospitais a subir

A execução orçamental destaca ainda o aumento das despesas relacionadas com serviços externos e fornecimentos: exames e meios de diagnóstico, hospitais em parceria público-privada e produtos vendidos em farmácias. Ao contrário, salienta a redução dos custos com produtos farmacêuticos.

Porém, segundo dados da Apifarma citados pelo DN, a dívida dos hospitais às farmacêuticas está aumentar. Em outubro era de 897 milhões de euros. “A dívida regista o valor mais elevado de 2016, um agravamento de 28,7% face a janeiro”, refere no site, acrescentando que a dívida vencida subiu 70%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice do Serviço Nacional de Saúde agravou-se em 50%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião