Ateste já. Gasóleo vai subir… duas vezes

O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, vai subir. Mas desta vez, é a duplicar. Já a gasolina pode ficar na mesma, mas só porque o Governo desceu o valor do ISP.

Se tem de abastecer, despache-se. O preço do gasóleo vai disparar nos postos de abastecimento nacionais. Não é uma subida. São duas. A primeira é reflexo do aumento do Imposto Sobre os produtos Petrolíferos (ISP), já a segunda, logo no arranque da semana, é o resultado de mais uma semana de escalada dos preços nos mercados internacionais.

O Governo anunciou um aumento do ISP em dois cêntimos por litro de gasóleo. Este agravamento da fiscalidade sobre o combustível mais utilizado pelos portugueses vai resultar numa subida de cerca de 2,5 cêntimos por litro no valor de venda ao público (isto porque sobre o preço base e o ISP recai ainda o IVA a 23%).

Se este aumento entra em vigor logo no dia 1 de janeiro, no dia seguinte abre-se a porta a novos aumentos por parte das petrolíferas. A tradicional atualização dos preços de venda dos combustíveis traz más notícias para os condutores. A escalada do petróleo nos mercados ditou uma valorização do gasóleo que levará a aumentos na ordem dos 1,5 cêntimos.

Ou seja, no total, o diesel deverá ficar cerca de quatro cêntimos mais caro no arranque de 2017. Isto depois de já ter registado uma valorização de mais de 15% durante o último ano, sendo que grande parte do agravamento registou-se na parte final após o acordo para o corte da produção da OPEP num contexto de queda do euro face à moeda dos EUA.

E a gasolina?

Os condutores de automóveis a gasóleo vão pagar mais pelo combustível, especialmente devido ao aumento do ISP numa altura em que o Governo pretende terminar com a diferenciação fiscal que beneficiava o diesel face à gasolina. Neste sentido, ao mesmo tempo que agravou o ISP do gasóleo, baixou o da gasolina em dois cêntimos. Boas notícias? Nem por isso.

Se o valor de venda vai baixar no primeiro dia do novo ano por causa da fiscalidade (reduz-se em torno de 2,5 cêntimos), sobe no arranque da semana. É que tal como aconteceu com o diesel, também a gasolina disparou nos mercados na última semana do ano.

A subida prevista é de dois cêntimos. Ou seja, entre descidas e subidas, o valor de venda ao público pode não sofrer grande alteração. A gasolina simples está a ser vendida a um valor médio de 1,444 euros, de acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ateste já. Gasóleo vai subir… duas vezes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião