Metade dos alunos tem conta, mas poucos têm cartão. Quando usam dinheiro, quase todos conferem troco

Os estudantes portugueses são menos prováveis de ter um cartão de débito - pouco mais de um quinto carrega um na carteira.

Quase metade dos alunos portugueses têm uma conta bancária, revela um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Já quando utilizam dinheiro, a grande maioria dos estudantes portugueses não se esquece de confirmar se recebeu o troco certo.

Estas conclusões são do “Programme For International Student Assessment 2018”, um estudo internacional que avalia a literacia dos alunos com 15 anos de idade. A percentagem de alunos portugueses que têm uma conta bancária, 45,2%, é inferior a todos os outros países que participaram no estudo, bem como à média da OCDE, que se situa nos 54%.

Foram mais as raparigas em Portugal que indicaram ter uma conta, sendo que foi o único país onde as raparigas se mostraram mais propensas do que os rapazes a ter uma conta bancária.

Entre os que têm efetivamente uma conta, muito poucos acedem às suas informações através de uma aplicação. Menos de 10% dos estudantes portugueses utilizam uma app para aceder à conta. E o número de alunos em Portugal que comprou alguma coisa online nos últimos 12 meses, 58,2%, é também dos mais baixos.

Os estudantes portugueses são ainda menos prováveis de ter um cartão de débito – pouco mais de um quinto carrega um na carteira. Na OCDE, em média, 45% dos estudantes têm um.

Por outro lado, os jovens portugueses são os mais cuidadosos quando compram coisas com dinheiro. 93,7% dos alunos verifica se recebeu o troco certo, a percentagem mais alta entre os países. A grande maioria dos estudantes também controla o “orçamento”, sendo que 93% viram, nos últimos 12 meses, quanto dinheiro tinham.

Quanto às fontes de informação sobre as finanças, a maioria dos estudantes portugueses recorre aos pais. Uma grande parte obtém também informações da televisão ou rádio (76,2%), ou da internet (81,7%). Por outro lado, apenas 43% recebem informações sobre, por exemplo, como poupar, dos professores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metade dos alunos tem conta, mas poucos têm cartão. Quando usam dinheiro, quase todos conferem troco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião