Covid-19 trava indústria. Volume de negócios cai 8,7% em março

Fábricas portuguesas produziram e venderam menos em março por causa da pandemia. O emprego na indústria também se ressentiu, mas com impacto mais modesto: caiu 1%.

A pandemia do coronavírus travou a indústria nacional em março, com o volume de negócios a afundar 8,7% no primeiro mês de maior impacto do vírus no país.

Os primeiros casos de coronavírus foram confirmados em Portugal nos primeiros dias de março, mas só na segunda metade é que o Governo implementou medidas de grande restrição na atividade económica, como o fecho das escolas e a adoção do regime de teletrabalho, por exemplo, para conter o contágio da doença.

No índice do volume de negócios na indústria, foi mais acentuada a queda do índice relativo ao mercado externo (-13,7%) do que a do índice do mercado nacional (-5,0%) durante o mês de março, adianta o Instituto Nacional de Estatística (INE). Revela ainda que as vendas na indústria caíram 3,7% no primeiro trimestre.

A crise de saúde pública refletiu-se também no mercado de trabalho do setor industrial. O emprego e as horas trabalhadas no setor da indústria registaram descidas de 1% e 4,5%. A boa notícia é que as remunerações tiveram um aumento de 2,9%.

Volume de negócios na indústria cai 8,7%

São números que mostram o impacto da pandemia na atividade económica em Portugal. O PIB português terá caído entre 2% a 3,4% em cadeia no primeiro trimestre.

O gabinete de estatísticas frisa que estas informações incorporam já parcialmente efeitos da pandemia Covid-19, “quer no comportamento da atividade económica, quer na quantidade de informação primária disponível na compilação dos resultados apresentados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19 trava indústria. Volume de negócios cai 8,7% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião