Pandemia leva a queda no clima de consumo na Europa em abril

Em Portugal, as expectativas salariais foram as mais afetadas em abril, ao registar uma queda de 59 pontos face ao mês anterior.

Os efeitos da pandemia na economia já se fizeram sentir no clima de consumo na Europa, em abril. Registaram-se quedas significativas nas expectativas económicas, salariais e na disposição para adquirir algum produto ou serviço nos países do Velho Continente, à medida que o surto se propagava.

Em Portugal, as expectativas económicas desceram 51 pontos, em comparação com os números do mês anterior, de acordo com os dados da GfK Portugal. Com o surto a ganhar força em abril, todos os países revelaram expectativas económicas negativas, ao contrário do que se verificou em março.

Com o impacto da pandemia na economia, as expectativas de salário dos europeus também caíram significativamente. O indicador registou uma queda geral de 33 pontos para a Europa, sendo que foi na Polónia onde se sentiu uma das maiores perdas, de 85 pontos. Em Portugal, a queda também foi acentuada, de 59 pontos.

A predisposição para comprar também não ficou imune ao vírus, com os receios em relação ao futuro a afetar o consumo europeu. Este indicador recuou 39 pontos na Europa, a mesma descida do que aquela registada em Portugal, face ao mês anterior, segundo os dados da Gfk.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia leva a queda no clima de consumo na Europa em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião