Sonaecom vai de lucro a prejuízo devido ao Covid-19. Resultado negativo foi de 4,5 milhões

Participação na Nos e no Público pesou nas contas da empresa, enquanto a área da tecnologia foi menos afetada pela pandemia.

A Sonaecom teve prejuízos de 4,5 milhões de euros devido ao impacto do coronavírus no negócio da empresa. O resultado negativo registado no primeiro trimestre do ano compara com lucros de 11,1 milhões no período homólogo, segundo dados divulgados esta segunda-feira.

“Até ao momento, as operações dos negócios do grupo foram afetadas em níveis muito diferentes”, explica a Sonaecom em comunicado. Por um lado, a área de tecnologia “não sentiu impactos significativos” da pandemia, enquanto a “atividade do Público foi materialmente impactada”, com quebras na venda de jornais e nas receitas de publicidade. Mas é no negócio da comunicação que o maior impacto se fez sentir.

“A área de telecomunicações, com uma participação de 50% na ZOPT — consolidada através do método de equivalência patrimonial — a qual detém uma participação de 51,15% na Nos, apresentou um resultado negativo devido aos impactos da pandemia Covid-19, nomeadamente o registo de significativos itens não-recorrentes e o abrandamento na atividade, em participar nos segmentos de exibição cinematográfica e audiovisuais e de wholesale“.

Assim, o volume de negócios do grupo caiu 14,7% para 29,4 milhões de euros e os custos operacionais recuaram 14,2% para 32 milhões. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) passou de positivo a negativo, em 3,3 milhões de euros, sendo que os próximos meses ainda se esperam difíceis.

“O potencial impacto que esta situação possa ter depende do nível de evolução e contágio do vírus, sendo difícil efetuar projeções. No entanto, nesta fase, dado o abrandamento progressivo das medidas restritivas na Europa, ainda esperamos um segundo trimestre desafiador, mas com esperança num terceiro e quarto trimestres gradualmente mais normalizados“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonaecom vai de lucro a prejuízo devido ao Covid-19. Resultado negativo foi de 4,5 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião