Os líderes também são heróis

  • Aida Chamiça
  • 20 Maio 2020

Os líderes que promoverem culturas de coaching, colaborativas e sinérgicas, terão colaboradores mais motivados e produtivos.

Os líderes enfrentarão, provavelmente, o maior desafio das suas vidas profissionais. Fala-se na maior crise económica dos últimos cem anos. É sobre os seus ombros que recai a responsabilidade. É enorme a pressão a que estão sujeitos.

A economia nacional está pendente da capacidade destes homens e mulheres levarem as empresas para a frente, com competência, criatividade e capacidade de mobilizar pessoas. Não estarão sozinhos, mas é deles a responsabilidade das decisões.

Vivem sob enorme pressão. Tomam decisões a toda a hora. Têm pouca margem para errar. E têm ainda de transmitir confiança às equipas. Mensagens claras e inspiradoras, que mostrem o caminho e mobilizem para a ação.

E acrescento outro desafio em cima de tudo o que ficou dito: mobilizar de forma ágil a inteligência coletiva da organização, para encontrar soluções inovadoras e disruptivas, que acompanhem a transformação da realidade, tal como a conhecemos.

Os líderes que promoverem culturas de coaching, colaborativas e sinérgicas, terão colaboradores mais motivados e produtivos. Em lugar de fazerem o que sempre fizeram, questionarão o que melhor responde à situação atual e à que há de vir. Pensarão em conjunto de que forma podem fazer parte da solução. O foco na culpa e na proteção de território, dará lugar a uma consciência sistémica, sensível aos impactos.

A visão de conjunto deixa de ser um exclusivo de quem tem funções de liderança, para ser encorajada em todos os que fazem parte do sistema coletivo, que é a organização. Esta inteligência coletiva será expandida se os líderes usarem competências de coaching, para ativar o potencial existente. E sabemos que há uma enorme diferença entre o potencial existente e o potencial aplicado.

O potencial só pode ser ativado num ambiente seguro. O medo de falhar retrai a iniciativa e conduz a repetições mecanizadas, livres de crítica. A utilização de competências de coaching promove a exploração progressiva, dando espaço a equacionar novas possibilidades, com uma análise de vantagens e riscos, que dá estrutura ao raciocínio e ensina a pensar. A adquirir uma autonomia e responsabilidade cada vez maiores.

*Aida Chamiça é coach de executivos e equipas de alta gestão.

  • Aida Chamiça

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os líderes também são heróis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião