Ryanair lucra mil milhões até março. Vai perder 200 este trimestre

  • Lusa
  • 18 Maio 2020

Empresa registará perdas de 200 milhões de euros nos três meses até o final de junho próximo, além de uma queda no tráfego de passageiros.

A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair obteve um lucro líquido de 1.002 milhões de euros no último ano fiscal, que terminou em março, 13,2% mais que no ano anterior.

Segundo anunciou a companhia com sede em Dublin, também aumentou a receita em 10% até 31 de março, faturando um total de 7.690 milhões de euros, apesar de a pandemia de coronavírus ter mantido mais de 99% da sua frota em terra desde meados de março.

A Ryanair tinha alertado que poderia cortar até 3.000 empregos, principalmente pilotos e pessoal de cabine, nos próximos dois anos devido à queda na procura por causa da crise provocada pelo Covid-19.

Neste cenário, a companhia aérea já anunciou no mês passado que esperava obter um lucro líquido entre 950 e 1.000 milhões de euros durante o ano fiscal de 2019/2020, em linha com suas previsões mais modestas.

No entanto, dada a incerteza em torno do setor devido ao coronavírus, a Ryanair disse hoje que é “impossível” fazer uma previsão de resultados para o ano fiscal seguinte, embora comece a operar até 40% de seu programa de voos habitual a partir do próximo dia 1 de julho.

A principal companhia aérea europeia no setor de baixo custo é clara: registará perdas de 200 milhões de euros nos três meses até o final de junho próximo, além de uma queda no tráfego de passageiros.

A Ryanair transportou 148,6 milhões de passageiros durante o ano fiscal, uma subida de 4%, embora agora calcule que o número de clientes cairá cerca de 20% este ano e que não regressará aos níveis de 2019 até o verão de 2022.

O objetivo da companhia aérea para o próximo ano fiscal será transportar cerca de 80 milhões de passageiros, em comparação com os 100 milhões anuais admitidos na semana passada e os 154 milhões previstos antes da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ryanair lucra mil milhões até março. Vai perder 200 este trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião