Quatro milhões de norte-americanos vão receber dinheiro público em cartões pré-pagos

Segundo o departamento do Tesouro, cerca de quatro milhões de norte-americanos vão ser abrangidos por esta medida, sendo que apenas será fornecido um cartão por família.

O Departamento do Tesouro norte-americano vai entregar cartões de débito pré-pagos a cerca de quatro milhões de cidadãos esta semana, avança o Business Insider (acesso condicionado, conteúdo em inglês). O objetivo é estimular a economia e irá ser mais uma opção além dos depósitos e “cheques” que estão a ser distribuídos pelas famílias americanas.

“O Tesouro e o IRS [Internal Revenue Service ou Serviço de Receitas dos EUA] estão a trabalhar a uma velocidade sem precedentes para emitir cheques para as famílias americanas. Os cartões de débito pré-pagos são seguros, fáceis de usar e permitem-nos entregar o dinheiro aos americanos rapidamente“, anunciou Steve Mnuchin, secretário do Tesouro dos EUA.

Assim, o responsável garante que “os destinatários podem ativar e usar os cartões imediatamente com segurança”. Segundo o departamento do Tesouro, cerca de quatro milhões de norte-americanos vão ser abrangidos por esta medida já esta semana, sendo que apenas será fornecido um cartão por família.

Os cartões podem ser utilizados para levantar dinheiro em caixas de multibanco, bem como efetuar uma transferência para outra conta bancária ou fazer compras em lojas onde seja aceite. Quando estes cartões forem entregues às famílias norte-americanas serão também enviadas indicações de como ativar o cartão. Tal como num cartão normal, os utilizadores poderão consultar o saldo do cartão, assim como o histórico de transações.

Esta é mais uma medida do governo norte-americano para relançar a economia e estimular o consumo, que integram o pacote de estímulo económico aprovado pelo Congresso. Desde meados de abril que cerca de 140 milhões de norte-americanos estão a receber dinheiro. Parte foi feita por transferência e outra por “cheques” em papel, num investimento que totaliza os 239 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quatro milhões de norte-americanos vão receber dinheiro público em cartões pré-pagos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião