Norte-americanos já começaram a receber os cheques do Governo

  • Lusa
  • 16 Abril 2020

Os pagamentos ascendem a 1.200 dólares por pessoa com rendimentos anuais inferiores a 75 mil dólares, 2.440 dólares no caso de casais, acrescidos de 50 dólares por filho menor de 17 anos.

Milhões de norte-americanos começaram a receber esta quarta-feira as transferências diretas de dinheiro, que integram o pacote de estímulo económico aprovado pelo Congresso, para amortizar o impacto da pandemia do novo coronavírus.

Os pagamentos ascendem a 1.200 dólares (cerca de 1.100 euros) por pessoa com rendimentos anuais inferiores a 75 mil dólares, 2.440 no caso de casais casados, acrescidos de 50 dólares por filho menor de 17 anos. Se bem que a maior parte das pessoas vá receber o dinheiro na conta bancária, as Finanças dos EUA também vão enviar cheques.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, informou que se prevê que esta semana mais de 80 milhões de norte-americanos recebam o dinheiro. Cerca de 17 milhões de pessoas perderam o posto de trabalho em apenas 21 dias, depois de na semana passada mais 6,6 milhões terem solicitado a inscrição para o subsídio de desemprego.

Na segunda-feira foi divulgado que o Tesouro tinha ordenado que os cheques incluíssem a assinatura do Presidente norte-americano, Donald Trump, o que motivou uma forte polémica, uma vez que até hoje nunca um inquilino da Casa Branca tinha assinado cheques neste tipo de reembolsos por parte do Governo. A líder Democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, considerou “vergonhoso” que o nome de Donald Trump surja nos cheques, o que poderá retardar o respetivo envio.

A decisão, inédita, poderá atrasar o envio dos cheques por vários dias, indicou, por sua vez, o The Washington Post, que cita altos responsáveis dos serviços fiscais norte-americanos. “Atrasar os pagamentos diretos às famílias vulneráveis apenas por imprimir o nome nos cheques é mais um novo exemplo vergonhoso do fracasso catastrófico do Presidente Trump no tratamento da crise com a urgência que se requer”, reagiu Nancy Pelosi, em comunicado.

Outros representantes Democratas, através das redes sociais, também criticaram fortemente a decisão, acusando Trump de estar a querer fazer política em tempos de crise, dado que vai jogar a sua reeleição em novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norte-americanos já começaram a receber os cheques do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião