Casos de Covid-19 sobem 0,76%. Já morreram 1.247 pessoas

Foram identificados pelas autoridades 223 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país, que contabiliza 29.432 casos. Morreram 16 pessoas devido ao Covid-19 no último dia.

Portugal registou 223 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. É uma subida de 0,76% face ao dia anterior, com o total de pessoas infetadas a aumentar para 29.432. Morreram mais 16 pessoas devido ao Covid-19, elevando para 1.247 o número total de vítimas mortais, revela o último balanço oficial da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Os dados revelados esta terça-feira mostram ainda para uma estabilização do número de pessoas que já recuperaram, após o disparo de 38,7% divulgado no dia de ontem. Hoje, o balanço é de 6.431 de pessoas recuperadas do Covid-19 em Portugal, mais uma face há 24 horas.

Já nos internamentos hospitalares foi registado mais um caso, com o total a fixar-se nos 629. Os internamentos em unidades de cuidados intensivos, por sua vez, mantiveram a tendência de queda. De acordo com a DGS, há agora 101 pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos, menos quatro do que na segunda-feira.

Durante a conferência de imprensa para apresentação do boletim, o secretário de Estado da Saúde, António Salles adiantou ainda que a taxa de letalidade global atual é de 4,2%, enquanto no caso das pessoas com mais de 70 anos de idade, o valor é de 15,9%.

Do total de pessoas contagiadas pelo novo coronavírus, 71,8% encontram-se a recuperar no domicílio enquanto 2,1% dos casos estão internados, sendo que 0,3% em unidades de cuidados intensivos e 1,8% em enfermaria, explicou ainda o governante.

O Norte, que tem sido a região mais castigada desde o início da crise de saúde pública, contabiliza 16.472 casos confirmados, com o número de mortes a ser já de 707. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro com 8.480 e 3.644 casos de contágio, respetivamente. Em termos de mortes, o balanço é de 282 e 227, respetivamente.

Desde 1 de janeiro, as autoridades de saúde já registaram 298.501 casos suspeitos de Covid-19, sendo que 266.720 casos não se confirmaram. Um total de 2.349 pessoas aguardam resultados laboratoriais e 25.487 pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com pessoas infetadas.

Testes estão a aumentar. E há stock

Durante a conferência desta terça-feira, António Salles voltou a destacar os números das testagens que têm vindo a ser feitas. Segundo este, desde o dia 1 de março foram realizados aproximadamente 670 mil testes de diagnóstico, sendo que 15 de maio é até à data, o dia que foram feitos mais testes: cerca de 19.900 amostras processadas. No período de 1 a 17 de maio, a média foi de 13.836 testes realizados por dia. “Desse total de testes, 44,4% foram realizados nos laboratórios públicos, 41,3% nos privados e 14,1% noutros laboratórios”, esclareceu.

O governante disse ainda que “a reserva estratégica de testes de diagnóstico também se mantém estável, o que nos permite manter neste caminho que nos coloca entre os países europeus que mais testam”. Desde o dia 9 de março foram ainda transferidos 3.843 doentes dos hospitais do SNS para as unidades de rede nacional de cuidados continuados integrados. No mesmo período foram encontradas 370 respostas sociais, permitindo libertar camas nos hospitais.

Ventiladores chegam a partir da próxima semana

Confrontado relativamente ao caso das máscaras vendidas pela Quilaban e aos problemas identificados na respetiva certificação, António Salles fez questão de garantir que “não haverá nenhuma distribuição sem que seja feita uma prévia análise a toda a documentação“. Anteviu que essa documentação chegará aos serviços partilhados do Ministério da Saúde, à DGS e ao próprio Infarmed que a analisará. Disse que de seguida, será tudo “enviado à ASAE que é quem tem competências nesta matéria de FFP2”.

Já no que diz respeito aos 500 ventiladores encomendados à China ainda em março e que ainda não chegaram a Portugal, António Salles adiantou que neste momento estão a contratar voos para que esses possam chegar a território nacional, mas não antevendo que tal possa acontecer ainda esta semana. “Esta semana não chegará provavelmente ainda nenhum voo com ventiladores, mas na próxima semana e provavelmente na seguinte serão contratados esses voos para trazer gradualmente esses ventiladores dado que é uma carga grande e que terá de ser devidamente distribuída”.

(Notícia atualizada às 14h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casos de Covid-19 sobem 0,76%. Já morreram 1.247 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião