Descida de preços na produção industrial acelera para 5,5% em abril

  • Lusa
  • 19 Maio 2020

Descida dos preços na produção industrial foi determinada pelo agrupamento de energia, que passou de uma quebra homóloga de 7,1% em março para 22,3% em abril.

Os preços na produção Industrial diminuíram 5,5% em abril, face ao mesmo mês de 2019, acentuando a queda homóloga de 2,1% em março, empurrados pela descida nas empresas de eletricidade e gás, revelam dados do INE.

A redução do Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) agregado foi principalmente determinada pelo agrupamento de energia, que passou de uma quebra homóloga de 7,1% em março para 22,3% em abril, revelou o INE. Excluindo aquele agrupamento, composto por empresas de eletricidade, gás e água, os preços na produção industrial registaram uma contração de 1% face ao observado em março.

A secção das indústrias transformadoras registou uma descida homóloga de 4,5% em abril, face ao mesmo mês do ano passado, embora maior do que a queda de 1,4% em março face a igual mês de 2019.

A comparação mensal de preços, entre abril e março deste ano, revela uma diminuição de 2,8% nos preços na produção industrial, contra um aumento de 0,6% no mesmo período de 2019, sendo o principal contributo para a descida do índice total dado pelo agrupamento de energia, em resultado da queda mensal de 13,9%, quando em abril do ano passado tinha aumentado 2,9%.

Por secções, a diminuição mensal do índice total foi determinada pelas indústrias transformadoras, com uma descida de 2,7%, contra um aumento de 0,4% em abril de 2019.

Os índices são obtidos com base no inquérito aos preços na produção de produtos industriais, realizado por formulário eletrónico, junto de empresas sediadas em território nacional da indústria extrativa, transformadora e eletricidade, gás e água, sendo recolhidos mensalmente cerca de 10.123 preços, segundo a publicação do INE disponível na sua página na internet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descida de preços na produção industrial acelera para 5,5% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião