Futuro da Renault poderá estar em risco se não receber ajuda, avisa Le Maire
O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, avisou que a fabricante de automóveis francesa pode desaparecer se não receber ajuda em breve, face aos prejuízos causados pela pandemia de Covid-19.
A par da aviação, a indústria automóvel é um dos setores mais afetados pela crise provocada pela pandemia. A produção e a venda de carros caiu a pique com as recomendações de confinamento e há já várias empresas a cortarem postos de trabalho para fazer face à crise. Nesse sentido, o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, alertou que a Renault “pode desaparecer” se não receber ajuda em breve.
Em declarações à rádio Europe 1, citadas pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês), o ministro das Finanças francês disse que a fábrica da empresa em Flins não deverá fechar, garantindo que a fabricante automóvel vai manter o máximo de empregos possível em França. Ainda assim, Bruno Le Maire alerta que o futuro da empresa pode estar em risco caso não receba ajuda estatal. “Sim, a Renault pode desaparecer”, admitiu o governante.
Nesse sentido, procurado evitar que desapareça efetivamente, o ministro francês disse que o conselho de administração da empresa está a trabalhar num novo plano estratégico, que contará com o apoio do governo francês.
No final de abril, a Comissão Europeia deu “luz verde” a um ajuda estatal de França à Renault. Em causa está uma garantia de empréstimo de cinco mil milhões de euros, de forma a atenuar os prejuízos sofridos com este surto.
A fabricante francesa, que tem 40 fábricas espalhadas por 16 países, encerrou quase todas as suas unidades de produção devido às medidas de confinamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Futuro da Renault poderá estar em risco se não receber ajuda, avisa Le Maire
{{ noCommentsLabel }}