Governo vai “aligeirar” controlos nas fronteiras. Quer emigrantes no verão

O Governo vai começar "gradualmente" a "aligeirar" os controlos nas fronteiras, com o objetivo de permitir a chegada de emigrantes a Portugal.

O Governo já está a preparar o processo de abertura de fronteiras. Segundo o ministro da Administração Interna, esta é uma “nova fase” onde será feito, de forma “gradual”, o “aligeiramento dos controlos fronteiriços”, tanto aéreos como terrestres. O objetivo é permitir que os emigrantes passem o verão em Portugal.

“Estamos numa nova fase, onde vamos gradualmente começar a encarar o aligeiramento dos controlos fronteiriços”, disse Eduardo Cabrita esta sexta-feira, em declarações aos jornalistas. Atualmente, as fronteiras internas e externas, aéreas e terrestres, “estão sob controlo até 15 de junho“, mas o Governo vai “começar a ponderar alterações a este quadro”, continuou.

Isso será feito através de “mecanismos de circulação” como “controlo de drones entre fronteiras abertas” e “controlo sem contacto através do SEF mobile”. “Queremos que os nossos emigrantes gozem o verão em Portugal” durante os meses de julho e agosto, referiu o ministro.

As fronteiras terrestres com Espanha vão continuar encerradas até 15 de junho, e Eduardo Cabrita adiantou que é preciso “permanecer com firmeza” para “consolidar os resultados positivos” que o país tem vindo a registar. “Os resultados positivos que temos vindo a consolidar permitem-nos olhar para um verão com emigrantes em Portugal”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai “aligeirar” controlos nas fronteiras. Quer emigrantes no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião