Portugueses a favor do uso do telemóvel para vigiar Covid-19

  • ECO
  • 2 Junho 2020

A maioria dos portugueses é a favor de instalar uma aplicação de "contact tracing" de Covid-19 no smartphone. Mas, entre os mais jovens, o apoio cai para 50%.

Perante uma nova vaga de Covid-19 no país, a maioria dos portugueses (61%) estaria disposta a adotar o rastreamento de casos através do telemóvel, mostra um barómetro da Pitagórica para o Jornal de Notícias. No entanto, a privacidade continua a ser uma preocupação, com um quarto dos inquiridos a recusar permitir a identificação através do smartphone.

Já entre os mais jovens, somente 50% estão de acordo com a utilização de telemóveis para indicar proximidade com infetados. Quanto à necessidade de voltar a impor medidas de restrição, caso exista uma segunda vaga do novo coronavírus, a maioria dos portugueses apoia a decisão, mas dependendo do nível das exigências.

Cerca de oito em cada dez pessoas concorda com a obrigação generalizada de confinamento, ou apenas a uma região, no caso de se observar uma nova onda de infeções. Já se o confinamento for determinado apenas para grupos em específico, o apoio cai para sete em dez portugueses, segundo o barómetro da Pitagórica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses a favor do uso do telemóvel para vigiar Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião