BE vê “avanços” e “lacunas” no plano de estabilização do Governo. Vai propor melhorias

O Bloco de Esquerda (BE) reconhece "avanços" do Governo nas medidas do plano de estabilização económica e social. Mas também fala em "lacunas" para as quais tem propostas de "melhoria".

O Bloco de Esquerda está a trabalhar no sentido de melhorar as medidas apresentadas pelo Governo no plano de estabilização económica e social e no orçamento suplementar. “As propostas que vamos continuar a apresentar vão no sentido de melhorar, complementar e acrescentar propostas de proteção a este leque de propostas que o Governo já apresentou”, disse a deputada bloquista Mariana Mortágua, em declarações transmitidas pela RTP3.

Distinguindo entre o que são as negociações em curso (de “resposta à emergência social” com o plano e estabilização e orçamento suplementar) e o que virá a seguir (um plano estratégico para a retoma da economia do país), Mariana Mortágua lembrou que o Orçamento do Estado para 2020, negociado e aprovado há poucos meses, mas antes da pandemia, “já prevê algumas medidas, nomeadamente o reforço do Serviço Nacional de Saúde, que tem de ser respeitado”.

Porém, a deputada alertou que o país também precisa de “novas medidas urgentes que têm de estar no terreno o mais depressa possível, para ninguém cair na pobreza”. É nesse sentido que surge o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) que o Governo aprovou e apresentou esta quinta-feira, embora o Bloco de Esquerda ainda identifique “outras medidas necessárias” e “lacunas nas medidas do Governo”. Tenciona, também, apresentar “propostas autónomas”.

Apesar de tudo, a deputada bloquista elogiou o que considerou ser um “avanço” do Governo em algumas matérias. Como exemplo, apontou para os apoios aos trabalhadores informais, “que eram muito curtos” e que “foram dobrados para um valor muito próximo do defendido pelo Bloco”, indicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE vê “avanços” e “lacunas” no plano de estabilização do Governo. Vai propor melhorias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião