Turismo de Portugal já concedeu mais de 11 mil selos “Clean&Safe”. Metade a alojamentos locais

Desde o final de abril, o Turismo de Portugal já concedeu 11.302 selos "Clean&Safe" às entidades turísticas nacionais. Mais de metade são unidades de alojamento local.

Já há mais de 11 mil empresas na área do turismo — empreendimentos turísticos, alojamento local, agências de viagens, agentes de animação e áreas de serviço e autocaravanas — que estão “carimbadas” com o selo “Clean&Safe”. Os dados do Turismo de Portugal mostram ainda que mais de metade do total são unidades de alojamento local, apesar de o selo ter sido disponibilizado a este tipo de empresas mais tarde do que às das restantes categorias.

Desde 24 de abril, e até à manhã desta sexta-feira, tinham sido concedidos 11.302 “selos de garantia”, mostram os dados disponíveis no Registo Nacional de Turismo. Do número total de selos concedidos, a maioria foram para o alojamento local (5.871). Atrás aparecem os empreendimentos turísticos (2.352), agentes de animação turística (1.924), agências de viagens e turismo (1.152) e áreas de serviço e autocaravanas (três).

Isto significa que 10,3% das mais de 109 mil empresas registadas na área do turismo cumprem os requisitos de segurança e higiene definidos pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e pela Organização Mundial de Turismo (OMT).

O alojamento local continua a liderar em número, mesmo tendo começado mais tarde — 15 de maio — a poder pedir este selo. Assim, em três semanas, 6,3% dos quase 94 mil imóveis de alojamento local estão certificados.

O carimbo “Clean&Safe” pode ser pedido por todas as empresas que estão registadas na Autoridade Turística Nacional. É gratuito e tem a validade de um ano. Para ser atribuído, as empresas têm de implementar um “protocolo interno que (…) assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas”.

Depois de as empresas submeterem a declaração de compromisso, podem utilizar o selo fisicamente nas instalações e nas plataformas digitais. Contudo, o Turismo de Portugal vai, “em coordenação com as entidades competentes, realizar auditorias aleatórias”.

Esta semana foi também criado um selo de garantia mundial. O World Travel & Tourism Council (WTTC) criou o “Safe Travels”, orientado para destinos e entidades como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, empresas de cruzeiros, operadores turísticos, comércio ao ar livre, empresas de transporte e aeroportos. Esta sexta-feira, o Governo anunciou que Portugal foi o primeiro destino europeu a receber este carimbo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo de Portugal já concedeu mais de 11 mil selos “Clean&Safe”. Metade a alojamentos locais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião