Associação Portuguesa de Certificação lança selo “Covid Safe” para garantir segurança no regresso ao trabalho

  • ECO
  • 7 Maio 2020

A marca "Covid-19" é atribuída a organizações que cumpram as orientações das autoridades de saúde. A ideia é garantir a clientes e funcionários que são respeitas as condições de higiene e segurança.

A Associação Portuguesa de Certificação (APCER) lançou o serviço “Covid Safe”, que pretende “restabelecer a confiança e segurança” dos trabalhadores, clientes e parceiros, através da verificação “dos procedimentos de segurança e saúde” no regresso aos locais de trabalho.

A marca Covid Safe é atribuída a organizações que cumpram as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS), pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), permitindo demonstrar a colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade, o seu compromisso e respeito pela saúde e segurança, informa a APCER.

Com base nas orientações de várias entidades, este serviço “é aplicável a qualquer organização, independentemente do seu setor de atividade e dimensão”, informa a nota de imprensa.

A ideia é funcionar como um “selo” garantia de segurança no regresso gradual ao trabalho e da reabertura da economia, por forma a que os colaboradores, parceiros ou clientes não se sintam receosos, face ao risco de transmissão do Covid-19. Através de uma “metodologia rigorosa”, o processo de verificação passa por avaliar “a implementação eficaz de procedimentos e práticas adotadas” pelas organizações. A abordagem é feita por auditores da APCER com competência nas áreas da saúde e segurança no trabalho.

Também o Turismo de Portugal criou um selo de garantia para as empresas ligadas ao setor. Chama-se “Clean & Safe” e garante aos turistas, que os estabelecimento, como hotéis e restaurantes, cumprem as recomendações de higiene e segurança. E está em preparação também a criação de um selo semelhante para as empresas de rent-a-car.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação Portuguesa de Certificação lança selo “Covid Safe” para garantir segurança no regresso ao trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião