Hoje nas notícias: Bloco, secretários de Estado e BPN
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Catarina Martins revela as condições do seu partido para viabilizar as contas do Governo, enquanto são ainda avançados os nomes de alguns candidatos a substituir os secretários de Estado do ministério das Finanças que saem com Mário Centeno. Destaque ainda para o pagamento de uma dívida de 22 milhões por parte do antigo ministro Arlindo de Carvalho e sócio relacionada com o BPN, visando um acordo com a Justiça.
BE quer contribuições extraordinárias da energia, distribuição e seguros
Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, diz que o seu partido irá viabilizar o Orçamento Suplementar, na generalidade, mas alerta que o seu voto favorável irá depender das negociações. O lay-off com salário a 100% para a maioria dos trabalhadores e apoios para precários são elementos chave para essa viabilização. Mas Catarina Martins exige ainda contribuições extraordinárias das energéticas, grande distribuição e seguradoras, considerando que “setores que lucraram com a crise devem ser chamados a contribuir”. Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível).
Peso da despesa pública no PIB vai ter maior subida desde 1953
As medidas extraordinárias para combater os efeitos da crise pandémica e as consequências e a contração da economia vão fazer disparar a despesa pública. O peso da despesa pública em Portugal deverá assim regressar este ano, de acordo com as contas do Governo, para valores muito próximos de 50% do Produto Interno Bruto (PIB), invertendo a tendência dos últimos anos e registando a maior subida num ano desde pelo menos 1953. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Sofia Batalha, Miguel Cruz e Nuno Mendes podem ir para secretários de Estado
Mário Centeno decidiu saiu da liderança do Ministério das Finanças, mas não é o único a demitir-se do cargo. Mourinho Félix e Álvaro Novo também saem, enquanto João Leão assume a pasta. Falta, contudo, saber quais são os nomes dos futuros secretários de Estado. De acordo com o Jornal Económico, Sofia Batalha, Miguel Cruz e Nuno Mendes como potenciais futuros secretários de Estado. Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível).
Todos os dias são multados 200 passageiros
São muitos os portugueses que todos os dias se deslocam, nomeadamente no trajeto casa-trabalho-casa, recorrendo a transportes públicos. A grande maioria fá-lo sem incidentes, comprando bilhete ou através do passe social, mas nem todos cumprem as regras. De acordo com o Jornal de Notícias, há muitos destes passageiros a serem alvo de coimas. Todos os dias são passadas 200 multas, seja por falta de título válido para utilizar os serviços, seja, agora com a pandemia, pela não utilização de máscara ou viseira. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).
Caso BPN: Arlindo Carvalho e sócio pagam dívida de 22 milhões
O antigo ministro da Saúde Arlindo de Carvalho e o sócio José Neto pagaram à Parvalorem 22 milhões de euros, valor respeitante a uma dívida que esta empresa herdou do BPN. Com este acordo, os dois sócios esperam que o Tribunal da Relação de Lisboa suspenda a pena de seis anos de prisão a que foram condenados num processo do caso BPN, em 2018. O diferendo estava relacionado com créditos em incumprimento de cerca de 60 milhões de euros que o BPN concedera a empresas de Arlindo de Carvalho e José Neto, como a Pousa Flores, e a negócios entre os dois sócios e o BPN, no tempo de Oliveira e Costa. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Bloco, secretários de Estado e BPN
{{ noCommentsLabel }}