PIB do Reino Unido regista queda mensal recorde de 20,4%

  • Lusa
  • 12 Junho 2020

Gabinete Nacional de Estatísticas revelou uma contração maior do que a esperada pelos economistas em abril.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido contraiu 20,4% em abril, uma queda mensal recorde, revelou o Gabinete Nacional de Estatísticas (ONS).

Os dados divulgados representam uma queda maior do que a estimada pelos analistas britânicos.

Esta contração recorde é relativa ao mês em que o território esteve em confinamento devido à pandemia de Covid-19, imposta no final de março.

Em maio, as autoridades do Reino Unido anunciaram uma contração de 2% do PIB britânico no primeiro trimestre deste ano face aos últimos três meses de 2019, o maior decréscimo desde o quarto trimestre de 2008.

De acordo com os últimos dados, o Reino Unido registou, desde o início da pandemia, 41.279 mortos e mais de 291 mil casos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 418 mil mortos e infetou mais de 7,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.504 pessoas das 35.910 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB do Reino Unido regista queda mensal recorde de 20,4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião