Lisboa vive maior ciclo de quedas desde novembro

PSI-20 recua pela sétima sessão seguida, com os investidores receosos perante possíveis impactos de uma segunda vaga do coronavírus. Grupo EDP pressiona a bolsa nacional.

A bolsa de Lisboa está a passar por uma maré vermelha. O PSI-20 recua em torno de 0,5% naquele que é o mais extenso ciclo de perdas desde novembro. O índice bolsista nacional acompanha o pessimismo que impera na Europa que segue um tombo de mais de 6% de Wall Street. Grupo EDP e Jerónimo Martins ditam perdas.

O PSI-20 arrancou a sessão a desvalorizar mais de 1%, perdas que entretanto ficaram mais contidas, com o índice lisboeta a desvalorizar 0,47%, para os 4.335,43 pontos, com a grande maioria dos títulos no vermelho. Na Europa, o Stoxx Europe 600 — índice que agrega as 600 principais capitalizações bolsistas do Velho Continente — recua 0,9%.

A queda dos índices bolsistas europeus enquadra-se num contexto de crescendo do pessimismo dos investidores face à possibilidade de uma segunda vaga do coronavírus e os efeitos económicos que daí possam resultar. A contribuir para a degradação do sentimento dos investidores está também a perspetiva de Jerome Powell, presidente da Reserva Federal (Fed), no sentido de uma lenta recuperação económica, optando por manter as suas taxas inalteradas, entre 0% e 0,25%, até 2022.

Por Lisboa, as cotadas do universo EDP são as que mais pesam no rumo descendente do índice bolsita nacional. As ações da EDP Renováveis deslizam 1,35%, para os 11,72 euros, enquanto as da casa-mãe EDP recuam 0,61%, para os 4,10 euros.

Já a Galp Energia perde 0,28%, para os 10,72 euros, num dia que está a ser marcado por um novo recuo das cotações do petróleo. O barril de brent desvaloriza 3%, para os 37,37 dólares, no mercado londrino.

A pesar em Lisboa, está também o deslize de 1,63%, para os 15,095 euros, das ações da Jerónimo Martins. Já o BCP

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa vive maior ciclo de quedas desde novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião