Presidente da Parpública é o novo secretário de Estado do Tesouro

Miguel Cruz, presidente do Conselho de Administração da Parpública e ex-líder do IAPMEI, vai tomar posse como secretário de Estado do Tesouro no "novo" Ministério das Finanças de João Leão.

Miguel Jorge de Campos Cruz é o nome escolhido para ser o próximo secretário de Estado do Tesouro, devendo tomar posse na segunda-feira. Nasceu em Lisboa em 1967 e desempenhava, até aqui, a função de presidente do Conselho de Administração da Parpública, a holding que gere as participações do Estado, incluindo a da TAP.

O novo secretário e Estado do Tesouro do também “novo” Ministério das Finanças, que vai ser tutelado por João Leão depois da saída de Mário Centeno, é doutorado em economia pela London Business School, mestre em gestão e tem um MBA com especialização em Finanças pela Universidade Católica Portuguesa. É ainda, desde 1989, professor convidado em “diversas universidades”, entre as quais a Católica e a Autónoma em Lisboa.

Até aqui, Miguel Cruz era também vogal não executivo na administração da Águas de Portugal e presidente da Sagesecur. Mas o nome do gestor ficou também associado a outra entidade, a Agência para a Competitividade e Inovação (IPAMEI), na qual liderou o Conselho Diretivo entre fevereiro de 2014 e 2017.

Miguel Cruz é o novo secretário de Estado do Tesouro.D.R.

O próximo secretário de Estado do Tesouro teve ainda responsabilidades como presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures e como presidente da mesa da assembleia geral de diversas associações e de uma federação. Miguel Cruz foi também subdiretor-geral da indústria e jornalista do Semanário Económico.

Desta forma, o até aqui líder da holding que controla os 50% que o Estado detém na TAP abraça as funções de secretário de Estado do Tesouro num período em que o Governo deverá ter pulso firme na companhia aérea, à qual planeia emprestar cerca de 1.000 milhões de euros devido às dificuldades que se agravaram com a pandemia. O restante capital da TAP é gerido por um privado.

Não é, contudo, o único nome ligado indiretamente à TAP a entrar no Governo. João Leão também escolheu para a equipa das Finanças o homem que foi posto a representar o Estado nas negociações para as ajudas à transportadora, João Nuno Mendes, que vai agora ocupar o cargo de secretário de Estado das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Parpública é o novo secretário de Estado do Tesouro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião