Unindo a voz da profissão para um bem maior

  • Magdalena Nowicka Mook
  • 17 Junho 2020

Da mudança climática à pobreza, ao acesso à educação, questões de género ou privilégio económico - ou a mais recente pandemia de Covid-19 e desigualdade racial -, existem muitas causas importantes.

Quando as pessoas consideram a possibilidade de ingressar numa associação profissional, fazem naturalmente esta pergunta: qual é o principal objetivo ou a razão de ser de tais organizações? É para apoiar os seus membros? É para promover a profissão? É para defender uma certa posição? É um pouco de tudo? Todas essas são boas perguntas que ajudam as pessoas a tomar uma decisão informada para se inscreverem como membros.

Uma das definições comuns afirma que a associação é “um conjunto de pessoas envolvidas na mesma profissão, formada geralmente para controlar a entrada na profissão, manter standards e representar a profissão em discussões com outros órgãos”. Outras definições mencionam que as associações são “defensoras de uma certa posição ou causa que visa influenciar decisões dentro de instituições políticas, económicas e sociais”.

Atualmente, não faltam causas que ocupem as nossas mentes. Da mudança climática à pobreza, ao acesso à educação, questões de género ou privilégio económico – ou a mais recente pandemia de Covid-19 e desigualdade racial -, existem muitas causas importantes, urgentes e cruciais.

Alguns podem optar por usar a estrutura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030; outros podem querer ter um foco mais localizado em questões específicas.

E o que é que o coaching tem a ver com isto?

Como associação global para Coaches e Coaching, a International Coaching Federation (ICF) pode aproveitar o poder coletivo, a influência e a voz de nossos membros para promover mudanças que beneficiarão o nosso sector, os nossos clientes, as nossas comunidades e o mundo.

Menciono alguns exemplos importantes.

Recentemente, a ICF foi uma das cinco principais associações de coaching e mentoring que se uniram para assinar uma Declaração Conjunta sobre a Crise Climática.

As direções das cinco associações aprovaram esta declaração – Declaração Global de Órgãos Profissionais para Coaching, Mentoring & Supervision.

Isto não é um mandato imperativo ou até uma solicitação – é um convite para participar:

  • Como seres humanos individuais
  • Como coaches, mentores e supervisores individuais
  • Como organizações profissionais a nível individual
  • Como um conjunto de associações profissionais.

É nesta quarta dimensão, como conjunto de associações profissionais, que assumimos um compromisso conjunto. Baseia-se em duas questões principais:

  • que o ritmo de aprendizagem é fundamental e,
  • que coaches e mentores bem informados, com base nas principais competências de consciencialização e responsabilidade, visão e mentalidade positiva, estão bem posicionados para dar uma contribuição significativa nessa área.

Imbuída deste mesmo espírito, no início deste mês, a ICF emitiu uma declaração contra o racismo, a desigualdade e a violência. Isto está de acordo com os nossos valores e nossa visão de uma sociedade próspera. É uma extensão do ethos do praticante de coaching profissional.

Como coaches, consideramos o contexto, a identidade, o ambiente, as experiências e as crenças dos nossos clientes; quando estabelecemos uma parceria com eles para os ajudar a desbloquear o seu potencial. No entanto, não podemos ajudar nossos clientes a alcançar seu maior potencial, a menos que também trabalhemos tendo em conta as condições arraigadas que os limitam.

Aumentar a consciência dos nossos coaches conduz ao aumento da consciência dos nossos clientes. Uma voz coletiva é mais proeminente. Uma voz coletiva é ouvida de forma mais ampla. Como coaches, temos um papel a desempenhar com os nossos clientes e os seus sistemas. Como associação, temos um papel a desempenhar a uma escala mais ampla. Estamos unidos por um bem maior.

  • Magdalena Nowicka Mook

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unindo a voz da profissão para um bem maior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião