Centeno e Mourinho Félix renunciam ao cargo de deputados

  • Lusa e ECO
  • 17 Junho 2020

Depois de saírem do Governo, Mário Centeno e Ricardo Mourinho Félix anunciaram que vão renunciar ao mandato de deputados na Assembleia da República. 

Mais de uma semana depois da remodelação governativa, tanto Mário Centeno, ex-ministro de Estado e das Finanças, como Ricardo Mourinho Félix, ex-secretário de Estado Adjunto e das Finanças, anunciaram que vão renunciar ao mandato de deputados que ocupavam na Assembleia da República.

A mesa da Assembleia da República anunciou esta quarta-feira o pedido de renúncia do ex-ministro de Estado e das Finanças Mário Centeno ao mandato de deputado para o qual havia sido eleito pelo círculo de Lisboa.

Nas últimas eleições legislativas, Mário Centeno foi quinto efetivo na lista do PS pelo círculo de Lisboa, mas o ex-ministro das Finanças já tinha transmitido que, com o fim das suas funções do Governo, não iria assumir o seu mandato de deputado.

Mourinho Félix também renuncia. Mas mantém-se na Comissão Política do PS

Em simultâneo, também o ex-secretário de Estado Adjunto das Finanças Ricardo Mourinho Félix afirmou esta quarta-feira à agência Lusa que vai renunciar ao mandato de deputado na Assembleia da República, embora se mantenha na Comissão Política do PS.

Ricardo Mourinho Félix, que cessou funções no Governo na segunda-feira e que foi quinto na lista do PS pelo círculo de Setúbal nas últimas eleições legislativas, optou por renunciar ao seu mandato de deputado na bancada socialista.

“Ao fim de cinco anos no Governo e de seis anos de intensa atividade política, penso que está na altura de regressar à minha vida profissional e ter novos desafios. No entanto, não vou abandonar a política, já que continuarei a ser membro da Comissão Política Nacional do PS e da Comissão Política da Federação de Setúbal”, disse.

Ricardo Mourinho Félix frisou depois que a decisão de renunciar ao seu mandato de deputado não é resultado de qualquer divergência política com o Governo e com a linha seguida pela bancada do PS.

“Tive muita honra de servir Portugal num Governo com [o ex-ministro de Estado e das Finanças] Mário Centeno, liderado por António Costa, com quem tive sempre uma relação de grande abertura, de frontalidade e de amizade. Estou certo de que este Governo vai ultrapassar este período difícil decorrente da pandemia de covid-19”, acrescentou.

Ricardo Mourinho Félix deixou ainda palavras de elogio para o novo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, que pertenceu à sua equipa enquanto secretário de Estado do Orçamento.

“Conheço o novo ministro de Estado e das Finanças desde os tempos da universidade. João Leão reúne todas as características e qualidades necessárias para continuar, agora enquanto ministro, o trabalho que tem feito no Ministério das Finanças“, acentuou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno e Mourinho Félix renunciam ao cargo de deputados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião