É oficial. João Leão já tomou posse como ministro de Estado e das Finanças

Governante substitui Mário Centeno a partir desta segunda-feira. Equipa de quatro secretários de Estado tem apenas um nome que se mantém da anterior equipa.

João Leão (à esquerda) lê a declaração de compromisso de honra na tomada de posse como ministro de Estado e das Finanças, ladeado por Eduardo Ferro Rodrigues (presidente da Assembleia da República) e por Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República).Mário Cruz/EPA-EFE 15 junho, 2020

João Leão já é, oficialmente, o novo ministro de Estado e das Finanças de Portugal. A cerimónia de tomada de posse, sem direito a convidados por causa da pandemia, decorreu esta segunda-feira no Palácio de Belém. Além de Leão, também tomaram posse quatro secretários de Estado.

“Não podemos dar passos maiores que a perna. Temos de gerir as contas com rigor”, disse João Leão no discurso da tomada de posse. Muitas vezes apelidado de “artífice das cativações” no meio político, o novo titular da pasta das Finanças de Portugal apontou essa gestão rigorosa das contas como a única forma de “ter recursos para garantir a recuperação de rendimento para todos” e a “estabilidade”, “num quadro de sustentabilidade e de responsabilidade perante os portugueses”.

Ainda esta semana, Leão terá de ir ao Parlamento defender o Orçamento Suplementar desenhado para acompanhar a retoma da economia nacional pós crise pandémica. Esse será, de resto, um dos muitos desafios que se colocam ao novo ministro, que se estreará com o défice a disparar, a dívida pública a subir e a nomeação do próximo governador do Banco de Portugal no horizonte.

E por falar em desafios, o “primeiro” já foi identificado por João Leão. É o de “conseguir estabilizar o país, quer em termos económicos, no apoio às empresas, à sua liquidez e ao investimento, quer em termos sociais, na proteção dos rendimentos das famílias”. “Estou convicto de que, uma vez ultrapassada esta crise da pandemia, vamos conseguir voltar a colocar Portugal no caminho do crescimento da economia e do emprego, da confiança e da sustentabilidade”, reiterou.

Na cerimónia, António Costa, primeiro-ministro, agradeceu a João Leão e à respetiva equipa “a responsabilidade” de terem aceitado o convite “num momento tão desafiante para o país”. “É seguramente, com esta transição tranquila, a melhor forma de transmitirmos um sinal de continuidade quanto à política económica e financeira que temos vindo a seguir desde novembro de 2015, que já deu boas provas no passado”, afirmou o chefe do Governo.

Leão substitui Centeno, que pediu a demissão

Depois de cinco anos no cargo de secretário de Estado do Orçamento, João Leão sobe agora à posição de ministro de Estado e das Finanças, substituindo Mário Centeno, que pediu a demissão numa altura em que termina também o seu mandato como presidente do Eurogrupo.

Além de Mário Centeno, agora ex-ministro das Finanças, saem também do Governo Ricardo Mourinho Félix, até aqui secretário de Estado Adjunto e das Finanças; e Álvaro Novo, que era secretário de Estado do Tesouro.

Da anterior equipa ficou apenas um secretário de Estado: António Mendonça Mendes, que se mantém agora com a pasta dos Assuntos Fiscais, mas é promovido a Adjunto. Cláudia Joaquim regressa ao Governo, desta vez como secretária de Estado do Orçamento, enquanto João Nuno Mendes é o novo secretário de Estado das Finanças e Miguel Cruz é secretário de Estado do Tesouro.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial. João Leão já tomou posse como ministro de Estado e das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião