Preços de bens e serviços de consumo em Portugal abaixo da média da UE

  • Lusa
  • 19 Junho 2020

Preços dos bens e serviços em Portugal ficaram, abaixo da média da UE, à exceção da eletrónica. Portugal apresentou, a par da Suécia, o 3º nível mais alto de preços da da eletrónica de consumo (109%).

Os preços dos bens e serviços em Portugal ficaram, em 2019, abaixo da média da União Europeia (UE), com exceção do setor da eletrónica que ficou acima da média, segundo o Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico da União Europeia (UE), Portugal estava no ano passado em 14.º lugar na tabela dos níveis de preços de serviços e bens de consumo, a 88% da média da UE.

A Dinamarca (141% da média da UE) registou o nível de preços mais elevado, seguida da Irlanda (134%), Luxemburgo (131%), Finlândia (127%) e Suécia (121%), todos acima da média.

No outro extremo da tabela, os mais baixos níveis de preços foram identificados na Bulgária (53%), Roménia (55%), Polónia (60%) e Hungria (65%).

Portugal apresentou, a par da Suécia, o terceiro nível mais alto de preços da eletrónica de consumo (109%), que variaram entre os 91% da média na Polónia e 111% em França, incluindo-se nesta categoria os televisores, leitores de DVD, computadores, máquinas fotográficas e impressoras, entre outros.

Já no setor dos restaurantes e hotéis, com 76% da média da UE, Portugal apresenta o sexto menor nível de preços, sendo que as diferenças oscilam entre os 45% abaixo da média na Bulgária e os 156% acima na Dinamarca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços de bens e serviços de consumo em Portugal abaixo da média da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião