5 coisas que vão marcar o dia

Arranca a discussão e votação das propostas de alteração ao Orçamento Suplementar, e há uma audição do ministro das Infraestruturas e da Habitação.

O dia será marcado pelo arranque da discussão e votação das mais de 260 propostas de alteração ao Orçamento Suplementar. Também no Parlamento, os deputados da comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação irão ouvir o ministro das Infraestruturas e da Habitação. Na agenda para esta terça-feira está também o lançamento de dados económicos, bem como o fim do prazo de entrega da declaração de IRS relativa aos rendimentos recebidos em 2019.

Parlamento vota alterações ao Orçamento Suplementar

As propostas de alteração ao Orçamento Suplementar começam esta terça-feira a ser votadas na especialidade. Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças vão discutir e votar propostas que incluem, por exemplo, o alargamento do apoio extraordinário aos sócios-gerentes, que foi vetado pelo Presidente da República.

Pedro Nuno Santos é ouvido no Parlamento

No Parlamento irá também realizar-se esta terça-feira uma audição do ministro das Infraestruturas e da Habitação. Pedro Nuno Santos vai ser ouvido na comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, onde deverão ser discutidos temas como a situação na CP, bem como o acordo de ajuda para a TAP.

Como evoluiu a inflação?

O INE revela esta terça-feira mais uma estimativa rápida do IPC/IHPC, relativa ao mês de junho. Depois de a pandemia ter colocado a inflação em terreno negativo em abril, a taxa de inflação homóloga desceu em maio para os -0,7%, mesmo com o arranque da fase de desconfinamento. Será também conhecida a estimativa rápida da inflação na Zona Euro, divulgada pelo Eurostat.

Terminam prazos de medidas de resposta à pandemia

Esta terça-feira marca o último dia dos prazos de várias medidas que fazem parte do pacote do Governo para responder à pandemia. Entre elas encontra-se o fim do prazo para aderir ao lay-off simplificado, bem como do tempo para as famílias, empresas e demais entidades beneficiárias aderirem à moratória bancária. Termina também a suspensão da cobrança de comissões aos clientes da banca afetados pela crise e a flexibilização do pagamento das rendas.

Último dia para entregar IRS

Este é também o dia em que chega ao fim o período para entrega da declaração referente aos rendimentos de 2019, independentemente da categoria. Os contribuintes que falharem essa obrigação declarativa arriscam uma coima que pode chegar aos 3.750 euros. Atualmente, já foram entregues mais de 5,3 milhões de declarações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião