Jean Castex é o novo primeiro-ministro francês

Macron nomeou Jean Castex como sucessor de Édouard Philippe para o cargo de primeiro-ministro do país.

Depois da saída de Édouard Philippe do cargo de primeiro-ministro francês, já é conhecido o nome do sucessor. O presidente francês Emmanuel Macron nomeou Jean Castex para a posição, uma mudança que faz parte de uma remodelação do Governo. Castex terá agora a tarefa de formar o próximo Governo francês.

Jean Castex era presidente da Câmara de Prades e foi responsável por orquestrar o desconfinamento do país, depois de este ter sido imposto para travar a propagação da pandemia. A notícia foi avançada pela Reuters. No currículo de Castex inclui-se também o cargo de delegado interministerial para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024.

Édouard Philippe, cuja popularidade tem vindo a crescer nos últimos tempos, apresentou a demissão na manhã desta sexta-feira. Nas remodelações de Governo em França, o primeiro-ministro apresenta a sua demissão antes das novas designações para o Executivo, embora ainda possa ser renomeado para o cargo.

Esta remodelação governamental ocorre dias depois de Macron ver o seu partido centrista derrotado nas maiores cidades de França, enquanto o partido Europa Ecologia-Os Verdes surgiu como vencedor em vários locais, nas eleições municipais francesas, cuja segunda volta foi no domingo passado.

(Notícia atualizada às 13h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jean Castex é o novo primeiro-ministro francês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião