Milionários podem perder 2,44 mil milhões de euros com a pandemia

  • ECO
  • 3 Julho 2020

O Covid-19 vai comprometer a criação de riqueza ao longo dos próximos anos. As maiores fortunas vão sofrer uma quebra de 4% nos seus ativos, de acordo com estudo da Morgan Stanley e Oliver Wyma.

As famílias que têm um património financeiro de 887 mil euros (um milhão de dólares), em todo o mundo, vão sofrer uma quebra de 4% dos seus ativos este ano, o que equivale a perdas de 2,44 mil milhões de euros (2,75 mil milhões de dólares), de acordo com um estudo da Morgan Stanley e da empresa de consultoria Oliver Wyman.

A crise do coronavírus poderá comprometer a criação de riqueza ao longo dos próximos anos. As estimativas anteriores à epidemia de Covid-19 previam um aumento de 6% da riqueza no segmento de “património líquido elevado” a partir de 2019, atingindo os 75,5 milhões de euros (85 mil milhões de dólares), avança o Cinco Días (acesso livre).

O relatório intitulado de “Wealth Management After the Storm” explica que no cenário mais otimista, as perdas de riqueza das grandes fortunas seriam limitadas a apenas 1%, enquanto no cenário mais pessimista seriam necessários quatro anos para recuperar os níveis de riqueza de 2019. Numa perspetiva mais negativa, Morgan Stanley e Oliver Wyman desenham um horizonte de quatro anos antes de a rentabilidade regressar aos níveis de 2019, com um declínio de 10% este ano.

Os autores do estudo alertam que “a pandemia vai levar a um ano perdido” do ponto de vista da rentabilidade para este tipo de investidores. A causa principal da diminuição da riqueza dos milionários é a posição que ocupam na bolsa, uma vez que a maioria dos índices bolsistas mundiais ainda estão negativos este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Milionários podem perder 2,44 mil milhões de euros com a pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião