TAP: Sindicato do Pessoal de Voo espera que acordo proteja postos de trabalho

  • Lusa
  • 3 Julho 2020

Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil espera que o acordo entre o Governo com os acionistas privados assegure a viabilidade da empresa e que salvaguarde os postos de trabalho.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) espera que o acordo entre o Governo com os acionistas privados da TAP assegure a viabilidade da empresa e que salvaguarde os postos de trabalho.

Hoje, em comunicado, o SNPVAC diz esperar que estejam “lançadas as bases para que a incerteza acabe e se trilhe um caminho mais objetivo e concreto em direção ao futuro, à viabilidade da empresa e à salvaguarda dos postos de trabalho”.

O governo anunciou na quinta-feira um acordo com os acionistas privados da TAP que vai traduzir-se na saída de David Neeleman e no reforço da posição acionista do Estado de 50% para 72,5%.

“O SNPVAC quer reforçar neste momento a sua total disponibilidade para o diálogo aberto e franco, à semelhança do que aconteceu nos últimos meses, para encontrar o melhor caminho para a viabilidade da TAP. O futuro próximo afigura-se particularmente exigente e desafiante”, sublinha Henrique Louro Martins, presidente do SNPVAC, citado na nota.

O sindicato salienta ainda que “ao longo da sua história, os Tripulantes de Cabine e o SNPVAC sempre se assumiram como parte decisiva na superação dos momentos mais difíceis”.

Sindicato dos técnicos de manutenção recebe acordo com “alívio”

Ao mesmo tempo, o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) diz ter recebido com “alívio” a solução encontrada para a TAP e esperar que a participação de 72,5% do Estado na companhia permita a recuperação da empresa.

“Foi com alívio que assistimos ontem [quinta-feira] ao desfecho, por nós há muito aguardado, sobre a solução para a NOSSA TAP”, afirma o sindicato em comunicado divulgado esta sexta-feira, salientando que a companhia foi “duramente afetada” pelos efeitos da pandemia de covid-19.

“Para nós, técnicos de manutenção de aeronaves, é importantíssimo que, de uma vez por todas, a empresa encontre um rumo que sirva os interesses do país, da TAP e, por conseguinte, de todos nós, trabalhadores”, acrescenta. O sindicato adianta que os técnicos de manutenção “muito têm feito para o prestígio” da TAP e defende que manter a companhia é sinónimo de qualidade, rigor, competência e eficiência.

“Desta vez pede-se que a receita não seja mais do mesmo, que não se trate o que é diferente como se fosse igual, que se tenha uma preocupação em reestruturar mas sem estrangular a própria empresa, que se olhe para o presente da TAP mas se pense essencialmente no seu futuro, que se olhe para a especificidade e particularidades da nossa classe, que se tenha em linha de conta a dificuldade e exigência na formação de um TMA (cerca de 10 anos) e a dificuldade em contratar estes profissionais no mercado”, adverte o sindicato.

E defende que a “hipotética dispensa” daqueles profissionais pode comprometer o futuro da TAP.

O Governo anunciou na quinta-feira que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, ficando com 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros, com a aquisição da participação (de 22,5%) até agora detida por David Neeleman. O empresário Humberto Pedrosa detém 22,5% e os trabalhadores os restantes 5%.

“De forma a evitar o colapso da empresa, o Governo optou por chegar a acordo por 55 milhões de euros”, referiu o ministro das Finanças, João Leão, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, quinta-feira em Lisboa.

O governo esclareceu que a Atlantic Gateway passa a ser controlada por apenas um dos acionistas que compunha o consórcio, designadamente o português Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro.

O dono da companhia aérea Azul, David Neeleman, sai assim da estrutura acionista da TAP.

A Comissão Europeia aprovou em 10 de junho um “auxílio de emergência português” à companhia aérea TAP, um apoio estatal de até 1.200 milhões de euros para responder às “necessidades imediatas de liquidez” com condições predeterminadas para o seu reembolso.

Uma vez que a TAP já estava numa débil situação financeira antes da pandemia de Covid-19, a empresa “não é elegível” para receber uma ajuda estatal ao abrigo das regras mais flexíveis de Bruxelas devido ao surto, que são destinadas a “empresas que de outra forma seriam viáveis”.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, anunciou que o presidente executivo da TAP Antonoaldo Neves vai ser substituído “de imediato”, sem revelar quem lhe sucede.

Pedro Nuno Santos anunciou também que o Governo vai contratar uma empresa para procurar no mercado internacional uma equipa de gestão qualificada para a TAP.

O ministro recusou assumir um cenário de despedimentos na TAP no âmbito do processo de reestruturação da companhia aérea. “Inevitabilidades não as assumo. Não faz sentido estar a assumir cenários que decorrerão de um plano de reestruturação”, disse.

(Notícia atualizada às 12h15 com a reação do SITEMA)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP: Sindicato do Pessoal de Voo espera que acordo proteja postos de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião