Hoje nas notícias: Efacec, imigrantes e independentes

  • ECO
  • 3 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A banca arrisca-se a perder 110 milhões com a Efacec anunciada pelo Governo. O desemprego, provocado pela pandemia, está a obrigar milhares de imigrantes a abandonar Portugal. Os trabalhadores independentes podem trocar para o apoio mais alto mas têm de avaliar se compensa. Duarte Cordeiro rejeita que problema do surto coronavírus na região de Lisboa e Vale do Tejo esteja nos bairros pobres. Em entrevista no dia do seu 71.º aniversário, o psiquiatra José Gameiro fala sobre o impacto da pandemia.

Banca com 110 milhões em risco na Efacec

O Governo anunciou esta quinta-feira a nacionalização da posição de 71,73% de Isabel dos Santos na Efacec. A decisão terá implicações para os bancos, que arriscam perder cerca de 110 milhões. Com a nacionalização da Efacec, as ações da empresa deixam de valer como garantias da empresária angolana no empréstimo concedido por um conjunto de bancos. BPI, Montepio, BIC Angola, Novo Banco, BCP e Caixa Geral de Depósitos, que já provisionaram a maior parte do valor, esperam que a reprivatização permita serem compensados. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Milhares de imigrantes estão a abandonar Portugal devido ao desemprego

O desemprego, provocado pela pandemia, está a obrigar milhares de imigrantes a abandonar Portugal. A maioria tinha empregos precários no setor da hotelaria e turismo e são de nacionalidade brasileira e ucraniana. Alguns estão mesmo a pedir às embaixadas ajuda para voltar aos respetivos países. Leia a notícia completa no JN (acesso pago)

Trabalhadores independentes podem trocar para apoio mais alto

Os trabalhadores independentes com descontos na Segurança Social e que já estão a receber apoio à redução de atividade vão poder trocar este apoio pelo novo apoio extraordinário de 438,81 euros que será pago entre os meses de julho e dezembro. Ainda assim, quem o fizer, terá novas obrigações contributivas durante três anos, pelo que devem ver se compensa mudar de apoio. Ler notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

“Não consigo dizer que o grosso do problema está” nos bairros pobres, diz Duarte Cordeiro

O coordenador da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) para a gestão de Covid-19, Duarte Cordeiro, faz o balanço da situação e considera que as críticas manifestadas por Fernando Medina quando disse que “com maus chefes e pouco exército não é possível ganhar esta guerra”, são comentários “absolutamente legítimos”. Duarte Cordeiro alerta ainda que “não é expectável que consigamos resolver todos os problemas estruturais que tínhamos antes de Covid, para responder a esta pandemia”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“Marcelo é anestesista. Gostava que fosse mais cirurgião”

Em entrevista no dia do seu 71.º aniversário, o psiquiatra José Gameiro fala sobre o impacto da pandemia. Diz que o primeiro-ministro “não tem sensibilidade” e “não parece que seja capaz de fazer mea culpa”. Sobre o Presidente da República, considera que Marcelo Rebelo de Sousa “é demasiado anestesista” e que preferia que “fosse mais cirurgião”. Admitiu ainda “vergonha de ser português com a história da Champions”. Leia a notícia completa no jornal i (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Efacec, imigrantes e independentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião