Multimilionários perdem 408 mil milhões de dólares em dois meses

Face ao coronavírus, 86% dos multimilionários viram a sua riqueza diminuir, 5% mantiveram o património e apenas 9% viram a sua riqueza aumentar, de acordo com relatório do "Hurun Global Rich List".

Em apenas dois meses, a pandemia do Covid-19 arrasou um total de 408 mil milhões de dólares no ranking dos 100 mais ricos. Entre os milionários que constam na “Hurun Global Rich List” de 2020 divulgada em fevereiro, nos últimos dois meses, apenas 9% viram a sua riqueza aumentar, 86% viram-na diminuir e 5% mantiveram o seu património, avançou o Penta.

“Os últimos dois meses eliminaram toda a riqueza conseguida nos últimos dois anos e meio, com os 100 maiores do mundo a perderem 12,6% ou 408 mil milhões de dólares, o equivalente a uma perda total de 75 milhões de dólares por dia”, disse Rupert Hoogewerf, presidente e investigador principal do Hurun Institute, no relatório.

O presidente executivo da LVMH, Bernard Arnault, sofreu a maior perda, cerca de 30 mil milhões de dólares (28 mil milhões de euros), de acordo com o relatório do Hurun divulgado segunda-feira.

Com uma queda menos avultada, o presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, perdeu 9 mil milhões de dólares no período de dois meses, mas continua a ser o homem mais rico do mundo com um património líquido de 131 mil milhões de dólares.

Bilionários com maior queda na riqueza

Hurun Research Institute 2020

Essas quebras de património ocorreram num período em que o surto do Covid-19 varreu os principais mercados bolsistas. Entre fevereiro e março, o Dow Jones caiu 21%, e os mercados da Índia, França, Alemanha e Reino Unido perderam 25%. O único grande mercado que apresentou resultados positivos foi a China, com um avanço de 0,2% durante o período de dois meses.

Nesta lista da “Hurun Global Rich List” existiam 2.816 milionários até 31 de janeiro, um número que sofreu uma quebra de 20% para 2.253.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multimilionários perdem 408 mil milhões de dólares em dois meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião