Volume de negócios na indústria cai 31,2% em maio

  • ECO e Lusa
  • 8 Julho 2020

O índice de volume de negócios na indústria caiu mais de 30% em maio, destacando-se um decréscimo de 42% no indicador relativo ao mercado externo.

Foram várias as indústrias afetadas pela pandemia nos últimos meses e os números de maio mostram isso mesmo. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no quinto mês do ano, o volume de negócios neste setor caiu mais de 30%, com destaque para a quebra de 42% no indicador relativo ao mercado externo.

“Em termos homólogos e nominais, o índice de volume de negócios na indústria apresentou uma variação de -31,2% em maio (-33,3% no mês anterior)”, refere o INE, detalhando que os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo desceram 23,3% e 42%, respetivamente.

Volume de Negócios na Indústria e taxa de variação homóloga e contributos (p.p.) por mercado | Fonte: INE, maio de 2020

Foram os bens intermédios que mais contribuíram para esta performance negativa, tendo observado uma descida de 8,9 pontos percentuais (p.p.), “em resultado da diminuição de 26,5%” (-22,3% em abril).

Por sua vez, “os bens de consumo e a energia recuaram 27,6% e 34,6% (decréscimos de 27,2% e 33,3% no mês anterior), respetivamente, contribuindo cada um com -7,5 p.p. para a variação do índice agregado”.

Os bens de investimento “deram um contributo de -7,3 p.p., resultante da diminuição homóloga de 41,8%”, o que, ainda assim, representa uma recuperação de 23,2 p.p. face a abril.

No caso do emprego e remunerações, observaram-se quedas homólogas de 3,3% e 6,3% (contra descidas de 3,1% e 6,1% em abril, pela mesma ordem), tendo as horas trabalhadas diminuído 21,4% (no mês anterior a redução foi de 24,7%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volume de negócios na indústria cai 31,2% em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião