DBRS corta rating do Montepio e admite nova descida

Agência canadiana reviu a notação em três níveis, baixando o rating do Montepio de BB para B. DBRS manteve a instituição liderada por Pedro Leitão com perspetiva "negativa".

A DBRS reviu em baixa a notação atribuída ao Montepio, colocando o rating do banco liderado por Pedro Leitão cada vez mais distante do nível de investimento de qualidade. Cortou o rating e deixou a porta aberta a novas revisões em baixa num futuro próximo.

Em comunicado enviado à CMVM, o banco revela que a agência de notação financeira canadiana reviu a “avaliação intrínseca (Instrinsic Assessment), da notação de Emitente de Longo Prazo (Long-Term Issuer Rating) e da Dívida Sénior de Longo Prazo (Long-Term Senior Debt)”, indicando que esta passou para “B”.

Até agora, a notação de Emitente de Longo Prazo do banco, a mais relevante, estava em “BB”, o que significa que houve um corte em três níveis. E “a estas notações foi atribuída a tendência negativa”, acrescenta o banco. Ou seja, podem vir aí novos cortes de rating em breve.

A justificar o corte, mas também a perspetiva negativa da DBRS para o Montepio, estará, em parte, a pandemia. O banco destaca, da nota apresentada pela DBRS, o alerta de que “os efeitos na economia e nos mercados causados pela Covid-19 traduzem uma grande incerteza nos cenários macroeconómicos e colocam desafios adicionais, designadamente sobre o custo do risco e a rendibilidade” da banca.

Contudo, segundo o banco, a agência aplaude a nomeação do novo CEO, salientando que com Pedro Leitão “serão acelerados os processos de digitalização e simplificação corporativa com vista ao aumento da eficiência e dos níveis de produtividade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS corta rating do Montepio e admite nova descida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião