EDP sobe 2% e lidera ganhos em Lisboa

Elétrica tem em curso um aumento de capital de mil milhões de euros para financiar aquisição da espanhola Viesgo. Ações subiram pela terceira sessão consecutiva, mantendo a bolsa em terreno positivo.

A EDP subiu 2% esta sexta-feira e liderou os ganhos na bolsa de Lisboa. Foi a terceira sessão de ganhos para a elétrica portuguesa, que surge numa altura em que prepara uma operação de aumento de capital no valor de mil milhões de euros para financiar a aquisição da espanhola Viesgo.

O PSI-20, o principal índice português, subiu 0,26% para 4.479,77 pontos, com a EDP em grande destaque: valorizou 2,10% para 4,565 euros. A empresa liderada interinamente por Miguel Stilwell d’Andrade publicou esta quinta-feira o prospeto da operação: arranca dia 23, sendo que dia 20 de julho é o último em que as ações da empresa negoceiam em bolsa antes do destaque dos direitos.

EDP lidera ganhos em Lisboa

Quanto à EDP Renováveis, depois de ter fechado em máximos históricos na sessão anterior, fechou esta sexta-feira sem registar qualquer variação, mantendo-se assim nos 13,80 euros.

Foram sete cotadas que terminaram o dia em alta, com nota ainda para as ações dos CTT e do BCP: somaram 1,11% e 0,55, respetivamente.

Do lado negativo, os pesos pesados Jerónimo Martins e Galp fecharam em baixa de 0,40% e 0,48%.

Lisboa acompanhou os ganhos ligeiros verificados nas principais praças europeias. Apenas o índice francês CAC-40 cedeu cerca de 0,40%. O Euro Stoxx 600 somou cerca de 0,14%, enquanto as bolsas Madrid, Milão e Frankfurt registaram ganhos entre 0,2% e 0,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP sobe 2% e lidera ganhos em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião