Portugueses dão melhor nota a Costa. Mas confiam mais em Marcelo, mostra sondagem

  • ECO
  • 19 Julho 2020

Uma sondagem mostra que António Costa tem melhor nota do que Marcelo em termos de desempenho, mas é no Presidente da República que os portugueses mais confiam.

Aos olhos dos portugueses, é o primeiro-ministro quem tem mostrado um melhor desempenho em termos políticos, ainda que o Presidente da República esteja praticamente no mesmo patamar de avaliação, mostra uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias/TSF. Mas é em Marcelo Rebelo que os portugueses mais mostram confiança. Ainda assim, a maioria considera que o chefe de Estado devia ser mais exigente sobre o Governo.

Num universo de mais de 600 pessoas, 63% considera que António Costa tem um desempenho positivo no desempenhar das funções políticas, enquanto apenas 18% dá uma nota negativa. Do lado de Marcelo Rebelo de Sousa, a avaliação é igualmente positiva, mas ligeiramente abaixo: 61% dos portugueses partilha dessa opinião, enquanto 22% dá uma nota negativo ao Presidente da República.

Contudo, o cenário muda quando o critério de avaliação é a confiança. De acordo com a sondagem da Aximage, 41% dos portugueses inquiridos confia mais em Marcelo do que em Costa. Enquanto isso, 33% confiam igualmente em ambos e apenas 17% confia mais no primeiro-ministro.

Ainda assim, apesar de receber mais confiança do que Costa, o Presidente da República tem de ser mais exigente, consideram os portugueses. 62% dos inquiridos acredita que Marcelo deveria ser mais exigente com o Governo, enquanto apenas 28% discorda desta opinião.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses dão melhor nota a Costa. Mas confiam mais em Marcelo, mostra sondagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião