Galp suspende dividendo intercalar. Vai pagar tudo em 2021

Depois de registar prejuízos de 22 milhões de euros no primeiro semestre, petrolífera decidiu não fazer o habitual pagamento de dividendos intercalar.

A Galp Energia não vai pagar o dividendo intercalar. Depois de ter registado prejuízos na primeira metade do ano, a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva anunciou a suspensão desse pagamento, remetendo a remuneração acionista total referente a 2020 para o arranque do próximo ano.

“Não será efetuada qualquer distribuição interina no segundo semestre”, diz a petrolífera no comunicado em que revelou resultados negativos de 22 milhões de euros, reflexo de um período de “fracas condições de mercado”.

Desde 2007 que a petrolífera paga dividendos duas vezes por ano. Faz, habitualmente, um pagamento em novembro, antecipando aos investidores parte da remuneração que se compromete a pagar com base nos resultados anuais do exercício. Desta vez, com o forte impacto da crise pandémica, suspende essa prática.

Os investidores terão, assim, de aguardar pelas contas deste ano para conhecerem o valor do dividendo que a empresa pretende entregar. “A proposta do dividendo integral relativo a 2020 será anunciada tendo em consideração os resultados anuais, cuja divulgação é esperada no primeiro trimestre de 2021“, diz a Galp Energia.

Este ano, com base nas contas de 2019, a empresa decidiu pagar um dividendo de quase 70 cêntimos. Pagou 31,625 cêntimos em setembro de 2018, sendo que em maio entregou mais 38 cêntimos por ação. No total a companhia liderada por Carlos Gomes da Silva pagou 580,5 milhões de euros aos acionistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp suspende dividendo intercalar. Vai pagar tudo em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião