Há 204 novos casos de Covid-19 e morreram oito pessoas

A Direção-Geral da Saúde registou 204 novos casos de Covid-19 em Portugal e oito óbitos provocados pela doença nas últimas 24 horas. Veja o último balanço epidemiológico em detalhe.

As autoridades de saúde encontraram 204 novos casos de Covid-19 em Portugal, uma taxa de crescimento diária de 0,4% que eleva para 51.072 o total de casos registados desde o início do surto no país. Entre os novos casos, 62% localizam-se na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Nas últimas 24 horas, mais oito pessoas morreram da doença provocada pelo novo coronavírus. O total de óbitos sobe, assim, para 1.735, de acordo com o balanço atualizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), numa altura em que 36.140 pessoas já recuperaram da doença.

Boletim epidemiológico de 31 de julho

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a mais fustigada pelo alastrar da pandemia em Portugal, mas o peso na quantidade de novos casos diários tem vindo a baixar esta semana. Só na terça-feira é que a Grande Lisboa registou uma percentagem mais baixa do que a desta sexta-feira, de 61%, olhando para os registos diários dos últimos dois meses.

Assim, desde que o surto foi detetado no pais, no passado dia 2 de março, que a região de Lisboa e Vale do Tejo já registou 26.067 casos e 604 mortes. A região Norte registou 18.675 casos e 828 mortes. O Centro, 4.439 casos e 252 mortes. No Alentejo já se encontrara 734 casos de Covid-19 e 21 óbitos. No Algarve, 883 casos e 15 mortes. Quanto às regiões autónomas, foram detetados 168 casos e registados 15 óbitos nos Açores, bem como 106 casos e nenhum óbito na Madeira.

Quanto à caracterização clínica dos casos confirmados, a esmagadora maioria está a ser acompanhada no domicílio, mas há 381 pessoas internadas em enfermaria geral e 41 pessoas em unidades de cuidados intensivos. Estas últimas representam os casos mais graves e que inspiram mais preocupação aos médicos.

Desde o início do ano que a DGS já detetou 442.088 casos suspeitos. Desses, 389.366 acabaram por não se confirmar. Atualmente, há 1.650 pessoas a aguardarem resultado laboratorial ao teste de despiste ao vírus, enquanto 35.757 pessoas estão sob vigilância ativa das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com doentes.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 204 novos casos de Covid-19 e morreram oito pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião