Embraer regista prejuízo de 460 milhões de euros no primeiro semestre

  • Lusa
  • 5 Agosto 2020

A brasileira Embraer registou prejuízos quase 22 vezes maiores do que o resultado que tinha registado no primeiro semestre de 2019.

A fabricante de aeronaves brasileira Embraer anunciou, esta quarta-feira, que terminou o primeiro semestre do ano com perdas de 2,9 mil milhões de reais (460 milhões de euros), resultado provocado pela pandemia e por um acordo frustrado com a Boeing.

As perdas atribuídas aos acionistas da Embraer são quase 22 vezes superiores ao resultado negativo de 134,6 milhões de reais (21,3 milhões de euros) que a empresa registou entre janeiro e junho do ano passado, segundo o balanço financeiro.

Contabilizando apenas o segundo trimestre, os prejuízos foram de 1,6 milhões de reais (250 milhões de euros), valor que contrasta com o lucro de 26,1 milhões de reais (4,1 milhões de euros) obtido no período homólogo do ano passado.

A empresa brasileira destacou que as entregas de aeronaves foram impactadas negativamente pela separação dos negócios e serviços relativos à aviação comercial (que seriam transferidos para uma joint venture com a Boeing) das restantes atividades da Embraer. A fabricante brasileira abriu negociações com a Boeing em 2018 para criar uma joint venture voltada para a fabricação de aviões comerciais, que teria 80% de participação da Boeing e 20% da Embraer. Contudo, em abril passado a Boeing encerrou as negociações e a aliança não foi efetivada.

A Embraer justificou ainda os resultados com os impactos da pandemia de Covid-19 e a incerteza da evolução desta, que levou a empresa a reagendar o lançamento de alguns modelos de aeronaves e a alterar cronogramas de entregas.

As perdas da Embraer também refletem a forte valorização do dólar face à moeda brasileira. O dólar valorizou cerca de 30% nos primeiros seis meses do ano face ao real. A faturação da Embraer no primeiro semestre foi de 5,7 mil milhões de reais (900 milhões de euros), menos 32,6% do que no mesmo período de 2019.

Em comparação com o primeiro semestre de 2019, o resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA)desceu 4,13% entre janeiro e junho de 2020, para 1,1 mil milhões de reais (170 milhões de euros). Já a dívida da Embraer situou-se no primeiro semestre em 9,8 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros).

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 assentos e tem mais de 100 clientes em todo o mundo. A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Embraer regista prejuízo de 460 milhões de euros no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião