Bares e discotecas não são obrigados “a servir bolas de Berlim”, esclarece Siza Vieira

  • ECO
  • 13 Agosto 2020

O ministro da Economia explicou que os bares e discotecas não têm de funcionar exatamente como cafés ou pastelarias, mas sim de acordo como as regras desses estabelecimentos.

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, esclareceu esta quinta-feira que os bares e as discotecas não têm de funcionar exatamente como cafés ou pastelarias, mas sim de acordo com as regras que estes últimos estabelecimentos têm de cumprir. Em causa está a limitação na lotação e nos horários, as normas de organização de espaço e o respeito pelas regras de saúde pública, clarificou na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

Não é que eles [bares e discotecas] sejam obrigados a servir bolas de Berlim. Ficam é sujeitos a funcionar de acordo com as regras estabelecidas para cafés e pastelarias“, afirmou Siza Vieira, após ter sido questionado sobre o tema. Na prática, isto significa que os bares e as discotecas têm de ter lugares marcados, lotação limitada e horários de funcionamento específicos.

Perante uma questão sobre a adesão a este novo modelo de funcionamento decidido no final de julho, Siza Vieira não concretizou: “Daquilo que vamos conhecendo em várias regiões do país, estes estabelecimentos têm vindo a funcionar com maior ou menor adesão“. Na semana passada, a Lusa noticiava que não houve adesão a esta nova regra.

“Isto não vem resolver nada. É uma não resposta e faz com que permaneçam os mesmos problemas no setor. O que diz é que as discotecas têm de continuar fechadas”, afirmou à Lusa José Gouveia, da Associação Nacional de Discotecas. O artigo replicava ainda críticas feitas por empresários do Sul ao Norte do país que apelidaram a medida de “ridícula” e “inviável”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bares e discotecas não são obrigados “a servir bolas de Berlim”, esclarece Siza Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião