Espanha proíbe fumar nas ruas e fecha bares em todo o país

  • ECO
  • 14 Agosto 2020

Ministro da Saúde de Espanha, Salvador Illa, anunciou 11 medidas e três recomendações após uma região de urgência com as comunidades autónomas com vista a travar a propagação do novo coronavírus.

Espanha está a braços com o elevado número de novos contágios pelo novo coronavírus e decidiu atuar para travar a respetiva propagação. O ministro da Saúde de Espanha, Salvador Illa, anunciou esta sexta-feira 11 medidas e três recomendações após uma reunião de urgência com as comunidades autónomas. Entre as medidas estão o fecho de bares discotecas e a proibição de fumar para todo o país se a distância de dois metros não puder ser respeitada.

Decidimos adotar pela primeira vez em democracia ações coordenadas em matéria de saúde pública em beneficio de todas as Comunidades Autónomas de Espanha”, disse o ministro da Saúde espanhol que esclareceu ainda que “estas medidas foram decididas por unanimidade” e que vigorarão para todo o país.

Para além do fecho de bares discotecas e a proibição de fumar, no conjunto de 11 medidas estão também a necessidade de garantir uma distância mínima de segurança de 1,5 metros nas instalações para serviço de bar e para consumo de mesa. E, também no âmbito da hotelaria, o número de pessoas por mesa é limitado a um máximo de dez. Para além disso, o horário de encerramento dos estabelecimentos será no máximo às 01h00, não podendo ainda ser admitidos novos clientes após as 00h00.

Foram ainda feitas três recomendações: a limitação das confraternizações ao grupo de convivência mais próximo, que os ajuntamentos tenham um máximo de dez pessoas e que os trabalhadores dos centros de saúde sejam testados com frequência.

Este anúncio surge numa altura em que os números de novos contágios não param de aumentar em Espanha. Nesta quinta-feira, as várias comunidades do país revelaram um total de 2.935 novos positivos de covid-19.

Em Portugal, a ministra da Saúde adiantou que a proibição de fumar em esplanadas e outros locais públicos não é uma medida que, de momento, esteja a pensar adotar, na conferência de imprensa habitual, em declarações transmitidas pelas televisões. Ainda assim, Marta Temido garante que irá acompanhar e analisar a situação.

(Notícia atualizada às 15h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha proíbe fumar nas ruas e fecha bares em todo o país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião