Jerónimo Martins e Galp pressionam bolsa de Lisboa

Praça nacional acompanhou o sentimento negativo que dominou outras duas praças da periferia: Espanha e Itália. Jerónimo Martins, Galp e mais oito cotadas portuguesas penalizaram Lisboa.

Jerónimo Martins e Galp foram as grandes cotadas nacionais que mais perderam na primeira sessão da semana, penalizando a bolsa portuguesa. Lisboa acompanhou o sentimento negativo que dominou outras duas praças da periferia: Espanha e Itália.

O PSI-20, o principal índice português, caiu 0,14% para 4.435,15 pontos, depois de duas sessões em alta. Do lado negativo, foram dez as cotadas que pressionaram a praça portuguesa, evidenciando-se a Jerónimo Martins e Galp: a retalhista caiu 1,12% para 13,98 euros e a petrolífera cedeu 0,84% para 9,46 euros.

A travar maiores perdas estiveram seis cotadas. Por exemplo, no setor do papel, a Navigator e a Altri fecharam em alta de 2,64% e 0,27%, respetivamente. Mas o melhor desempenho pertenceu à Mota-Engil, com os papéis da construtora nacional a somarem 4,49%. Na passada sexta-feira o Jornal Económico revelou que a Mota-Engil lidera a corrida a um projeto de 440 milhões de euros no Gana.

A bolsa de Lisboa acompanhou as perdas registadas noutras duas bolsas da periferia: o espanhol IBEX-35 perdeu 0,92% e o italiano FTSE-MIB caiu 0,26%. Por outro lado, o Stoxx 600, índice que agrega as maiores companhias do Velho Continente, encerrou em alta de 0,40% para 369,53 pontos e o alemão DAX-30 valorizou 0,28%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins e Galp pressionam bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião