Opositor de Putin hospitalizado por suspeitas de envenenamento

  • Lusa
  • 20 Agosto 2020

Alexei Navalny, de 44 anos, foi hoje hospitalizado por suspeitas de envenenamento e está sob tratamento intensivo.

O dirigente da oposição russa, Alexei Navalny, de 44 anos, foi hoje hospitalizado por suspeitas de envenenamento e está sob tratamento intensivo, disse a sua porta-voz numa mensagem publicada na rede social Twitter.

O principal opositor do Presidente russo Vladimir Putin sentiu-se mal durante um voo quando regressava a Moscovo proveniente de Tomsk, uma cidade na Sibéria, disse Kira Yarmysh.

O avião fez uma aterragem de emergência em Omsk, na Sibéria, devido ao agravamento do estado de saúde de Navalny.

Segundo a porta-voz, Kira Yarmysh, “Alexei foi envenenado, intoxicado” e “agora está nos cuidados intensivos” no hospital de Omsk, na Sibéria.

“Achamos que Alexei foi envenenado com algo misturado no chá. Ele não bebeu mais nada esta manhã”, disse, acrescentando que “os médicos relataram que o veneno foi rapidamente absorvido pela bebida quente “.

O político está em estado grave, informou a agência de notícias estatal russa Tass, citando o médico-chefe do hospital.

No ano passado, Navalny foi levado às pressas da prisão para um hospital, onde cumpria pena após uma prisão administrativa, com o que a sua equipa disse ser suspeita de envenenamento.

Na altura os médicos disseram que ele teve um grave ataque alérgico e mandaram-no de volta para a prisão no dia seguinte.

Principal opositor a Vladimir Putin, o advogado, cujas publicações anticorrupção são amplamente compartilhadas nas redes sociais, já sofreu ataques no passado.

Em 2017, Navalny foi pulverizado nos olhos com um desinfetante quando deixava o seu escritório.

Navalny, os seus apoiantes e famílias são regularmente submetidos a prisões, revistas e pressão policial em toda a Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Opositor de Putin hospitalizado por suspeitas de envenenamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião