Bruxelas negoceia com Moderna compra de 80 milhões de doses de vacina contra Covid-19

A vacina que está a ser desenvolvida pela Moderna está já na terceira fase de testes, que começou a 27 de julho.

A Comissão Europeia concluiu discussões preliminares com a farmacêutica norte-americana Moderna para comprar 80 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19. A Moderna está a expandir a produção global para ser capaz de entregar cerca de 500 milhões de doses por ano e possivelmente até mil milhões de doses por ano, a partir de 2021.

O anúncio foi feito pela empresa em comunicado e já confirmado pela Comissão Europeia na rede social Twitter. “Concluímos conversações exploratórias com a Moderna para a compra de uma potencial vacina conta o coronavírus“, escreveu a autoridade europeia. “Esta é a quinta empresa com a qual concluímos negociações, o que aumenta a probabilidade de haver vacinas seguras e eficazes para a Europa e para o mundo”.

Segundo a Moderna, o potencial acordo com Bruxelas prevê ainda a possibilidade de comprar outros 80 milhões de doses adicionais, totalizando 160 milhões de unidades desta vacina, adianta a empresa, em comunicado. A terceira fase dos testes desta vacina começou a 27 de julho, com o recrutamento de 30.000 participantes a caminho de ser concluído em setembro.

A farmacêutica definiu uma cadeia para fornecer a Europa e outros países que não os Estados Unidos que chegam a acordo para aquisições. Na Europa, a empresa está a trabalhar com parceiros estratégicos, nomeadamente a suíça Lonza e a espanhola ROVI, para fazer alguns procedimentos fora dos Estados Unidos.

A Comissão Europeia já celebrou quatro acordos com farmacêuticas para garantir que o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 aos Estados-membros. Do primeiro lote, Portugal avançou com a compra de 6,9 milhões de doses, que poderão começar a chegar em dezembro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas negoceia com Moderna compra de 80 milhões de doses de vacina contra Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião