App Stayaway Covid vai chegar aos telemóveis na próxima semana

A aplicação Stayaway Covid estará disponível nas app stores do Android e do iOS na próxima semana, de acordo com o Governo.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou esta quinta-feira que a aplicação Stayaway Covid ficará disponível para ser descarregada na próxima semana nas lojas de aplicações dos smartphones. Concluído todo o trabalho técnico, falta apenas ser dado esse passo de incluir a aplicação nas app stores do Android e iOS.

Segundo a informação que tenho, na próxima semana já estará disponível para ser descarregada“, disse a ministra de Estado e da Presidência na conferência de imprensa após o conselho de ministros desta quinta-feira.

A aplicação “está pronta”, tendo sido realizados “todos os testes de segurança” e “todo o trabalho técnico da aplicação, das regras legislativas”, entre outros. A 17 de agosto, a Lusa noticiou que a aplicação entrou em fase piloto nos dois sistemas operativos mais usados, o Android e o iOS, existindo a expectativa de que os testes de segurança estariam terminados dentro de duas semanas.

Aguarda-se agora por uma dimensão que depende menos do Governo que é a possibilidade de estar nas lojas de aplicações“, conclui Mariana Vieira da Silva, recordando que o seu uso não é obrigatório, dependendo da vontade de cada um.

A app desenvolvida pelo INESC TEC permite rastrear de forma anónima as redes de contágio, através de Bluetooth, informando os utilizadores caso estes tenham estado no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias. A Direção-Geral da Saúde ficará responsável pelo tratamento dos dados pessoais usados na aplicação de rastreio de contactos StayAway Covid. Está também enquadrada legalmente a intervenção dos profissionais de saúde, que entregarão “um código ao cidadão para que se possa registar na aplicação”.

Este código de 12 dígitos que é dado a um doente se testar positivo será essencial para que só se possa dar sinal na app de que se está infetado com a validação de um profissional de saúde. O objetivo é evitar que uma pessoa mal-intencionada possa marcar-se como infetada na aplicação, emitindo um falso alerta para os telemóveis de outras pessoas com que se cruzou nos últimos dias.

(Notícia atualizada às 14h57 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

App Stayaway Covid vai chegar aos telemóveis na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião