Marcelo ataca DGS por causa da Festa do Avante. “A cinco dias da realização do evento, não se conhecem as regras”

  • ECO
  • 30 Agosto 2020

Presidente da República fala em "indefinição de regras" quando faltam apenas cinco dias para a realização do evento do PCP.

“A cinco dias da realização do evento, não se conhecem as regras sanitárias. Assim, não há clareza”. Marcelo Rebelo de Sousa criticou, à chegada ao Algarve, o facto de a Direção-Geral de Saúde (DGS) não ter apresentado ainda as regras sanitárias para a realização da Festa do Avante, evento organizado pelo PCP.

“Não é bom para ninguém. Não é bom para o Estado. E a DGS significa aqui o Estado”, disse o Presidente da República à chegada a Monchique, onde terá este domingo, 30 de agosto, um jantar de trabalho com Presidentes das Câmaras Municipais do Algarve. As declarações proferidas aos jornalistas foram transmitidas pela RTP3.

“Isto não é bom para o organizador também, que não conhece as regras, e não é bom para a credibilidade” do país, no combate à propagação do novo coronavírus numa altura em que o número de novos casos volta a aumentar.

“Estamos no meio de uma pandemia, os números têm subido nos últimos dias e mais do que nunca é importante que se saibam as regras com clareza. E a cinco dias do evento não se sabe quais são as regras. Isso preocupa-me“, disse o Presidente da República.

Impunha-se que se soubesse com antecedência as regras do jogo, com clareza. Isto preocupa-me e não é um bom augúrio. Nunca pensei que se chegasse a esta data sem saber”, rematou.

A 44.ª edição da Festa do Avante, que se realiza de 4 a 6 de setembro, conta este ano com um terço da lotação, num total de 33 mil pessoas, de forma a evitar ajuntamentos de pessoas em plena pandemia.

A DGS enviou o primeiro parecer técnico sobre as regras de higiene e segurança a aplicar durante o evento. As orientações são “genéricas”, mas têm em conta as especificidades da festa do partido que tem como secretário-geral Jerónimo de Sousa. Este parecer foi entregue pela DGS ao PCP, mas o partido não tornou o documento público por ser específico para este evento.

(Notícia atualizada às 17h42 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo ataca DGS por causa da Festa do Avante. “A cinco dias da realização do evento, não se conhecem as regras”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião