Hoje nas notícias: Reformas, desemprego e gastos das câmaras

  • ECO
  • 31 Agosto 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Em 2021, o setor dos casamentos deverá experienciar um “boom matrimonial” após a maioria dos noivos ter adiado as cerimónias deste ano por causa da pandemia. Por causa da crise pandémica, o desemprego jovem já perdeu as melhorias registadas nos últimos três anos. No Estado, as reformas atribuídas a funcionários públicos aumentaram 27% face ao mesmo período do ano passado.

Aposentações no Estado sobem. Há 17.258 novos pensionistas

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) atribuiu 17.258 novas pensões nos primeiros sete meses deste ano. É um aumento de 27% face ao ano anterior, de acordo com as estatísticas publicadas pela DGO. O aumento do número total de novas pensões atribuídas os funcionários públicos foi maior entre as pensões de aposentação normal, por velhice, que cresceram 53%, revela o Jornal de Negócios (acesso pago).

Desemprego jovem sobe e apaga melhoria dos últimos três anos

A taxa de desemprego entre os jovens, dos 15 aos 24 anos, voltou para um patamar acima dos 25% (25,6%, em concreto), por causa da pandemia. A crise apagou as melhorias dos últimos três anos, levando a que um em cada quatro jovens da população ativa esteja desempregado. São 81,2 mil jovens fora do mercado de trabalho, ou seja, que estão sem trabalho, mas ativamente à procura de um e disponíveis para trabalhar. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Câmaras gastaram 31 milhões contra a Covid-19

Entre 1 de março e 30 de agosto, as câmaras municipais gastaram 31 milhões de euros no combate à pandemia, de acordo com 358 contratos divulgados no Portal Base, onde estão divulgados os contratos públicos do Estado. O valor deverá, na realidade, ser superior uma vez que há contratos que demoram a ser colocados. O município de Cascais destaca-se como o que gastou mais na luta contra o vírus, seguindo-se Oeiras, Lisboa, Vila Nova de Gaia e Porto. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

CDS quer que investimento no 5G chegue ao interior

O CDS vai apresentar um projeto de resolução na Assembleia da República, em antecipação do leilão do espetro do 5G em outubro, que pretende evitar a concentração da cobertura do 5G no litoral do país, principalmente nos grandes centros urbanos que têm mais população. Os centristas consideram que o interior deve ser uma prioridade no investimento de infraestruturas para a quinta geração da internet móvel. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Setor dos casamentos prevê “boom matrimonial” em 2021

A pandemia obrigou ao adiamento de quase metade dos matrimónios previstos para o segundo e o terceiro trimestre deste ano. Ao adiar o casamento para o próximo ano, 2021 poderá ser “uma espécie de boom matrimonial”, segundo António Brito, diretor da Exponoivos, caso a crise pandémica esteja superada, esperando-se a realização de mais de 50 mil casamentos entre maio e setembro. O responsável prevê que no próximo ano as empresas do setor tenham dificuldade em dar resposta à procura. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Reformas, desemprego e gastos das câmaras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião