Nas notícias lá fora: Fome, carros elétricos e Buffett

  • ECO
  • 31 Agosto 2020

A pobreza provocada pela crise poderá levar a níveis de fome sem precedentes, com mais pessoas a morrer desta do que do vírus. Esta é uma das notícias que marca o dia na imprensa internacional.

A fome, mais do que a Covid-19, pode ser responsável por mais mortes em 2020 por causa da crise que se vive. Em Espanha, as empresas reforçaram os depósitos nos bancos para assegurarem liquidez, apesar de terem de pagar. Na Europa, os carros elétricos deverão continuar mais caros do que os motores de combustão durante, pelo menos, mais uma década. No Japão, Warren Buffett fez uma aposta em cinco empresas e o principal partido do país escolhe um sucessor do primeiro-ministro.

Bloomberg

Fome poderá matar mais do que a Covid-19 em 2020

De acordo com a Bloomberg, o mundo está a enfrentar uma crise de fome sem precedentes. Em 2020, mais 132 milhões de pessoas do que o previsto poderão sofrer de carência alimentar. A pandemia está a colocar em causa as cadeias de abastecimento de alimentos e a erodir o poder de compra dos consumidores. Algumas projeções mostram que no final deste ano a fome provocada pela crise poderá matar mais pessoas que o vírus em si. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

CNBC

Buffett faz aposta de 6 mil milhões no Japão

O dono da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, anunciou este domingo, o dia do seu aniversário, que a empresa adquirir mais de 5% em cada uma das cinco maiores empresas comerciais japonesas — Itochu Corp., Marubeni Corp., Mitsubishi Corp., Mitsui & Co., and Sumitomo Corp –, num negócio avaliado em mais de 6 mil milhões de dólares. Estes intermediários comerciais fazem importações de energia, metais, alimentos, têxteis, entre outros, fornecendo também serviços à indústria transformadora. Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre/conteúdo em inglês).

Financial Times

Carros elétricos continuarão mais caros do que os de combustão

Os carros elétricos irão continuar significativamente mais caros de produzir para os fabricantes de automóveis na Europa do que os modelos com motores de combustão interna durante, pelo menos, mais uma década. Esta é a conclusão de uma análise feita pela consultora Oliver Wyman para o Financial Times. O estudo considera que os custos dos carros elétricos irão cair mais de 25% até 2030, cerca de 16 mil euros, mas continuarão 9% acima dos custos dos modelos a diesel ou a gasolina. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

El Economista

Banca espanhola capta mais depósitos de empresas durante a pandemia

Apesar de cobrar juros há ano e meio, a banca espanhola acelerou a captação de depósitos das empresas durante a pandemia. O montante de depósitos a prazo das sociedade não financeiras duplicou, somando 24 mil milhões de euros em maio e junho, em comparação com 10,45 mil milhões de euros em termos homólogos. Segundo o El Economista, as empresas aceitam pagar os juros negativos, fruto da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), para ter reservas de liquidez suficientes que lhes permita aguentar o futuro incerto. Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Reuters

Sucessor de Shinzo Abe escolhido a 14 de setembro

Após a demissão do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, por razões de saúde, o partido de Governo, o Partido Liberal Democrático, deverá decidir a 14 de setembro quem vai ser o seu sucessor. O antigo ministro da Defesa Shigeru Ishiba, de 63 anos, é um dos favoritos na ala dos críticos do atual primeiro-ministro. Já Yoshihide Suga, atual porta-voz do Governo, que é mais próximo de Abe, é outro dos favoritos. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Fome, carros elétricos e Buffett

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião