Obras da Linha do Norte custam tanto quanto alta velocidade
As obras de renovação da Linha do Norte das últimas três décadas custaram 1,5 mil milhões de euros, o mesmo montante que custaria fazer uma linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto.
Portugal já gastou 1.500 milhões de euros nas últimas três décadas na ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa que demora duas horas e 58 minutos a ser feita. São mais oito minutos face ao passado recente por causa das novas obras na Linha do Norte, junto a Gaia, escreve o Jornal de Notícias (acesso pago).
Com este novo tempo de percurso entre as duas principais cidades do país, o trajeto ferroviário entre Lisboa e Porto recua três décadas, a 1977, em que era possível ir de uma cidade à outra também em duas horas e 58 minutos. Tal acontece mesmo depois do investimento de 1,5 mil milhões de euros entre esse ano e 2020 na linha do Norte.
O jornal escreve ainda que as obras na Linha do Norte custam tanto quanto fazer alta velocidade — que nunca chegou a avançar –, a qual podia ligar Lisboa e Porto em duas horas. Neste momento, os comboios só conseguem circular a mais de 200 km/h em menos de um terço da linha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Obras da Linha do Norte custam tanto quanto alta velocidade
{{ noCommentsLabel }}