Fisco estreou-se no Facebook por causa da Covid. Já tem mais de 6.000 “amigos”
A AT já estava no Twitter, mas agora criou um novo canal de comunicação no Facebook. Há quem aplauda, mas também há quem aproveite para deixar recados.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que já tinha página criada no Twitter, chegou ao Facebook e já conta com mais de 6.000 “amigos”. A iniciativa recebeu muitos elogios, mas são também muitos os que aproveitaram esta página para “descarregarem” o seu desagrado com a entidade responsável pela cobrança dos impostos.
A página no Facebook foi criada com o objetivo de ser mais um canal de comunicação atendendo à impossibilidade de prever a evolução da pandemia de Covid-19 e que obrigou a uma redefinição da estratégia na forma de atender os contribuintes, explica Nuno Félix, subdiretor-geral da área da Relação com o Contribuinte aos trabalhadores.
“O Facebook da AT será aquilo que — em conjunto — a instituição, os seus funcionários e os contribuintes fizerem dele. A nossa aposta é clara: utilizar este novo canal para publicar conteúdos que apoiem no cumprimento das obrigações fiscais e aduaneiras, alertar os contribuintes para o cumprimento dos eventuais prazos e promover uma maior consciencialização da sociedade em geral para o papel da AT”, assinala.
A página, acaba de lançar, conta com alguns milhares de likes, sendo que os primeiros post da AT estão já a gerar reações, tanto positivas como outras menos abonatórias para a máquina fiscal.
“Parabéns Sr. Ministro Leão! Uma entrada a fazer jus ao nome!”, escreve um utilizador no primeiro post que dá conta da criação do novo canal de comunicação. “Adoro-vos. Minha instituição governamental preferida. Adoro trocar cartas convosco”, escreve outro utilizador do Facebook em tom irónico.
No mesmo post, que já tem mais de 300 likes e 30 comentários, um utilizador aproveita para questionar se na página agora criada o tempo de resposta por parte da AT vai ser mais rápido. “Tenho mensagens por responder no site da AT… Será que dá para enviar por aqui a ver se é mais rápido?”
Os problemas técnicos que normalmente afetam a performance do site do Portal das Finanças também não foram esquecidos. “O servidor vai aguentar?“, questiona outro seguidor da página.
O segundo post que aparece na página também mereceu a atenção dos internautas. Um vídeo colocado na página despertou a curiosidade dos utilizadores que questionaram porque é que o vídeo não tem som. “E o vídeo da corrupção quando é publicado?”, pergunta outro seguidor no Facebook.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco estreou-se no Facebook por causa da Covid. Já tem mais de 6.000 “amigos”
{{ noCommentsLabel }}